06 de fevereiro, de 2025 | 13:04

Estação de Pedra Mole reaberta à visitação gratuita em Ipatinga

Divulgação/IU
Patrimônio histórico e cultural foi recuperado pela UsiminasPatrimônio histórico e cultural foi recuperado pela Usiminas
As Ruínas do Prédio da Estação de Pedra Mole, em Ipatinga, estão reabertas à visitação gratuita do público, a partir desta quinta-feira (6/2). O espaço passou por um período de reparos, promovidos pela Usiminas, e agora volta a ser um ponto turístico e cultural em funcionamento na cidade.

O funcionamento é das quintas e sextas-feiras, das 10h às 15h; sábados, das 9h às 16h; domingos, de 10h às 13h. O acesso a pé é por meio de uma trilha, que conta com totens com informações históricas do local.

Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Ipatinga, a Estação de Pedra Mole fica localizada às margens do rio Piracicaba, entre os bairros Cariru e Castelo, e conta com um mirante que pode ser acessado pelos visitantes. Quem for até o local poderá conhecer as ruínas e onde funcionava a antiga linha férrea, da época da fundação da Pedra Mole, em 1922. O ambiente conta com área de convivência própria para piqueniques e outras atividades, além da locomotiva fabricada em 1973 que operou na Usiminas por muitos anos.

De acordo com Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, a reabertura da Estação de Pedra Mole reforça o compromisso da Usiminas com a valorização da memória e história do município. “Reabrir as portas deste lugar significa revisitar o nosso passado, mas com isso também damos continuidade ao motivo de ser para toda estação ferroviária: um ponto de encontro entre pessoas e a oportunidade de olhar para o futuro. Essa é mais uma iniciativa que demonstra que a Usiminas quer ser uma boa vizinha da comunidade”, destaca.
A trilha de acesso recebeu obras de contenção e segurançaA trilha de acesso recebeu obras de contenção e segurança

Sobre as obras
Para possibilitar o retorno do espaço cultural, a Usiminas investiu R$ 1,8 milhão no desenvolvimento de uma nova solução geotécnica de contenção de erosão, por meio da utilização de agregado siderúrgico em uma mistura aplicada em big bags (“grandes bolsas”), funcionando como uma estrutura de muro de arrimo.

Segundo Bráulio Magalhães, gerente de Manutenção da Usiminas, contribuir em um projeto que beneficia a cultura local com soluções inovadoras é motivo de um grande orgulho. "Esse trabalho introduz um novo conceito de estabilização de taludes, incorporando o coproduto do processo siderúrgico em uma execução simples e objetiva", explica.
O mirante para o rio Piracicaba é atração do passeioO mirante para o rio Piracicaba é atração do passeio

História centenária
Projetado pelo engenheiro Pedro Nolasco, o complexo foi fundado em agosto de 1922. Seu nome surgiu da denominação dada ao tipo de rocha presente no terreno onde a estação foi erguida, que se quebrava com facilidade e era popularmente chamada de “pedra mole”. A estação funcionou por cerca de quatro anos e o local depois se manteve como cemitério até 1942.

Por volta de 1930, a estação foi transferida para a Estação de Ipatinga. O trajeto cortando o povoado local (atual Centro de Ipatinga) impulsionou o desenvolvimento do comércio. Na década de 1950, um novo terminal foi construído, a Estação Intendente Câmara, desativando, assim, a Estação Ipatinga, atualmente denominada Estação Memória Zeza Souto. A infraestrutura estabelecida até então tornou Ipatinga uma cidade estratégica para a construção da Usiminas, na década de 1950.


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