31 de janeiro, de 2025 | 08:01

A importância da pesquisa na gestão pública

Edmilson Firmino de Souza *

A vida dos novos prefeitos no primeiro ano de administração não é nada simples. Alguns ex-prefeitos mantêm a casa em ordem, mas a maioria deixa a desejar, tanto que não foram reeleitos. Uma das ações iniciais consiste em fazer um diagnóstico situacional da administração para iniciar as ações, seguindo um planejamento estratégico bem coordenado com toda a equipe.


De imediato, também é indispensável a realização de um estudo de Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Serviços Públicos, com foco nas prioridades governamentais para o primeiro ano.

O estudo, de caráter quantitativo, será conduzido por meio de amostragem probabilística, abordando tópicos específicos como Saúde, Educação, Assistência Social, Obras e Serviços Públicos, Desenvolvimento Sustentável e a Imagem do Governo. Os instrumentos de pesquisa geralmente são estruturados e padronizados, solicitando informações específicas.

A pesquisa visa avaliar a satisfação dos residentes com os serviços públicos disponibilizados e estabelecer as prioridades para o ano de 2025, além de calcular a Taxa de Importância (TI) dos itens mencionados em cada estudo.
Para a primeira pesquisa em questão, recomenda-se que os instrumentos sejam elaborados com base em expectativas, anseios e metas para a gestão que está começando. No entanto, é crucial que avalie as principais ações da gestão sob uma perspectiva.

Partindo da premissa que a Administração Municipal é estruturada para fomentar o progresso público, ou seja, o bem comum, uma pesquisa com foco nas prioridades governamentais desde agora é indispensável para quem pretende realizar um governo de excelência.

Sabe-se que, nos últimos anos, o setor público do país passou por uma série de mudanças, visando profissionalizar, modernizar, democratizar e tornar a gestão mais transparente, criando, assim, melhores condições para responder de forma eficaz às necessidades da população. Este processo pode ser atribuído à maior participação da sociedade na política, às inovações advindas da informatização, especialmente das redes sociais, além das mudanças realizadas na legislação.

Aliás, não muito distante, instituiu-se a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, que em seu artigo 23, § 1º, determina a ‘avaliação por meio de pesquisa de satisfação feita, no mínimo, a cada um ano, ou por qualquer outro meio que garanta significância estatística aos resultados.’
"A implementação de instrumentos como pesquisas de satisfação pelo setor
público é consequência de uma série de mudanças que reconfiguram a função do município"
Neste cenário, mais do que cumprir a legislação em vigor, a implementação de instrumentos como pesquisas de satisfação pelo setor público é consequência de uma série de mudanças que reconfiguram a função do município. Essas alterações podem ser principalmente creditadas à crise no serviço ao cidadão, que está se tornando mais exigente e possui atualmente mais meios de comunicação para expressar suas insatisfações.

Logo, para que cada cidade transite de uma administração burocrática para um modelo de gestão moderno, é importante que os cidadãos sejam percebidos como consumidores. Tratar o cidadão como um cliente implica dar-lhe a atenção necessária, dedicando-lhe o respeito que ele não encontra nas práticas da burocracia administrativa pública.
Nesse contexto, torna-se essencial analisar a posição do usuário em relação ao serviço público. Ao dar voz ao cidadão, o prefeito mostra que pretende realizar uma administração participativa e eficiente.

Portanto, o estudo visa avaliar o grau de contentamento e prioridades dos habitantes do município em relação aos serviços oferecidos de maneira minuciosa em todas as áreas. Com base nos resultados da pesquisa, o prefeito estabelecerá as diretrizes, metas, objetivos e medidas para definir as prioridades, programas e projetos a serem implementados durante sua administração.

* Pesquisador da Tabulare Pesquisa & Inteligência
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