28 de janeiro, de 2025 | 17:13

Caixa disponibiliza saque calamidade para Coronel Fabriciano

Trabalhadores residentes no município podem enviar a documentação para liberação dos valores pelo aplicativo FGTS

Divulgação
Município foi fortemente impactado por temporal no dia 17 de dezembro de 2024Município foi fortemente impactado por temporal no dia 17 de dezembro de 2024
Os trabalhadores de Coronel Fabriciano podem solicitar, a partir desta quarta-feira (29), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação, decorrente da chuva intensa na cidade, pode ser solicitada à Caixa por meio do Aplicativo FGTS. A informação foi repassada pela própria instituição financeira na tarde desta terça-feira (28).

Conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, os moradores dos municípios podem fazer o saque até 24/04/2025.

É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter concluído saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta.

A solicitação é promovida de forma fácil e rápida pelo Aplicativo FGTS, opção Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital CaixaTem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

Saque 100% digital
O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.

Como solicitar o saque FGTS
Seguem orientações para o trabalhador que tiver direito ao saque por calamidade:
Fazer o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Solicitar seu saque 100% digital” ou ir no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar saque”:  Clicar em “Calamidade pública” - Informar o nome do município e selecionar na lista – Selecionar o tipo do comprovante de endereço e digitar o CEP e número da residência;

Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

Selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação.

Documentação
Carteira de Identidade – também são aceitos carteira de habilitação e passaporte – sendo necessário o envio frente e verso do documento;

Selfie (foto de rosto) com o mesmo documento de identificação aparecendo na foto;

Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de cartão de crédito, entre outros emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

Caso não tenha comprovante de residência, o cidadão deverá apresentar uma declaração do município atestando que o trabalhador é residente na área afetada;

O trabalhador que não possuir comprovante de residência também poderá apresentar declaração própria, contendo nome completo, CPF, data de nascimento, endereço residencial completo, incluindo CEP. Essas informações serão verificadas pela Caixa, nos cadastros oficiais do Governo Federal;

Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

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