20 de janeiro, de 2025 | 16:42
Moradores do Santa Terezinha relatam risco de queda de torre de alta-tensão, em Timóteo
Reprodução
O deslizamento ocorreu após a forte chuva do dia 12/1; Técnicos avaliam que não há risco de queda da torre

A redação do Diário do Aço foi procurada por moradores do bairro Santa Terezinha, em Timóteo, preocupados com erosões que se formaram próximo à base de uma torre de alta-tensão, no topo de um morro naquela localidade. O caso ocorreu após a forte chuva registrada na região no dia 12/1.
Além disso, a população alega que há um constante carreamento de terra e lama, principalmente em período chuvoso, à avenida Alexandre Torqueti, sujando carros, casas e estabelecimentos comerciais, além de prejudicar o trânsito na via, que é o principal acesso ao Setor 7 do município.
Nós ficamos muito assustados em estado de alerta porque a água e a lama estavam descendo com tanta força e com grande fluxo da avenida que entrou em várias residências aqui na rua dos Navegantes e, para piorar, uma outra torre de energia, após esta mesma chuva, teve pontos do barranco que cederam próximo aos pés da referida torre. De imediato, como forma de paliativo, foram colocadas espécies de lonas para tentar conter o deslizamento de terra, mas que tem causado muito medo a nós moradores”, relatou Leisiane Anício de Souza, moradora do bairro.
Por meio de nota, enviada após solicitação do Diário do Aço, a Cemig justificou que o carreamento de lama ocorreu porque o local onde está a torre é um talude natural que desceu com a chuva do dia 12/1. Na segunda-feira (13/1), uma equipe da Cemig esteve no local para avaliar a situação e na quarta-feira (15/1) foi concluída a instalação de uma lona para a impermeabilização do solo da região onde está instalada a torre.
A concessionária de energia também informou que uma comissão de engenheiros civis da Cemig também esteve no local para avaliar a estrutura e constataram que não há risco de queda iminente. Mesmo assim, os engenheiros da empresa vão elaborar um projeto de contenção da encosta que só pode ser iniciado quando encerrar o período chuvoso”, concluiu a nota.
Vias sujas
Leisiane também explicou sobre o problema crônico que ocorre em todo período chuvoso, que é o deslizamento de terra para a principal avenida do bairro.
A princípio, nós moradores estávamos reclamando em relação à situação da lama na avenida Alexandre Torquetti, no bairro Santa Terezinha, onde foi feito um corte no talude que fica próximo à referida avenida, próximo também da rua dos Navegantes. Esse corte foi feito pela empresa de transmissão de energia para abrir uma estrada que dá acesso a uma das torres de transmissão e para piorar a situação, foi feita uns anos atrás um aterro irregular próximo, o que está causando grandes transtornos à população que precisa transitar na avenida”, explicou. Sobre este problema, não houve nenhum posicionamento da Cemig.
Por fim, Leisiane pede que a prefeitura possa auxiliar na resolução dos problemas e clama por uma solução definitiva. Nós sabemos que o Executivo do município tem enviado e-mails, e está sempre em conversa com os responsáveis pelo terreno, isso foi feito na antiga gestão, mas só isso não basta, tem que notificar, multar, resolver o problema. E nós acreditamos muito na nova gestão e esperamos que eles olhem isso mais de perto. Nós, moradores, queremos uma solução urgente para tudo isso, pois essa situação ficou insustentável. Pedimos mais empatia e comprometimento, pois essa situação, que já era ambiental e de saúde pública, agora virou uma situação que nós tememos por nossas casas e nossas vidas”, finalizou.
A administração municipal de Timóteo também foi procurada, visto que foi citada pela moradora, mas até o fechamento desta reportagem, o Executivo não se manifestou oficialmente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Solução
20 de janeiro, 2025 | 18:41A nova gestão do município de Timóteo está empenhada em resolver os problemas crônicos da cidade. Hoje teve reunião com a concessionária do transporte público. A população pode esperar para breve o aumento da frota de veículos, Oferta de mais horários à população e, obviamente veículos novos rodando em Timóteo. Tomara Deus, com tarifas justas.”
Watila Silva
20 de janeiro, 2025 | 18:27Uma empresa do porte da cemig não tem vergonha de mentir e falar que isso é causa natural não eu tenho diversos vídeos e fotos que comprova que a água e a lama foi direcionada de forma premeditada para av.Principalmente depois que foi feito um desaterro irregular no local para ser feito alguns galpoes e o ministério público teve que intervir pois foi um crime ambiental depois disso o sossego dos moradores da região acabou”