20 de janeiro, de 2025 | 14:21

Mais de 380 imóveis já foram interditados em Ipatinga

Divulgação
São centenas de imóveis afetados pela tromba d?água de 12 de janeiro e chuva subsequente no municípioSão centenas de imóveis afetados pela tromba d?água de 12 de janeiro e chuva subsequente no município

A Defesa Civil Municipal de Ipatinga se reuniu na manhã desta segunda-feira (20), na sala de comando montada ao lado do gabinete do prefeito, para traçar as estratégias da semana e avançar nas vistorias e emissão de laudos dos imóveis danificados ou ameaçados pela tromba d’água da madrugada de 12 de janeiro. “A prioridade é definir os rumos a tomar diante das demandas que não param de chegar, mesmo com a estiagem já sinalizada pelos institutos de meteorologia. São centenas de domicílios em situação de insegurança, apontando para a necessidade incontornável de preparação de novas moradias como desdobramento dos amparos viabilizados em abrigos temporários”, informa o governo.

No fim de semana, o volume de chamados não atendidos cresceu ainda mais. São 150 vistorias feitas diariamente, a cargo de mais de dez equipes integradas por engenheiros, técnicos de Defesa Civil, assistentes sociais e guardas civis municipais.

O secretário de Segurança e Convivência Cidadã, coronel Warley Silva, diz que no momento a grande preocupação é fazer com que a assistência chegue às famílias que ainda esperam o socorro.

“Vamos atacar outras frentes, bairros que ainda não foram visitados, porque toda a estrutura já mobilizada ainda se revela insuficiente. Contamos com o apoio da Defesa Civil do Estado e com um grande número de voluntários, inclusive engenheiros, e o objetivo é tentar o mais breve possível zerar esse número de chamados", pontuou.

O número oficial de desabrigados é de 159, enquanto os desalojados chegam a 900. As vistorias já feitas somam 786 e, também em função delas, 387 imóveis já foram interditados devido a danos estruturais. Do total de chamados, 1.006 ainda aguardam a presença da Defesa Civil.

Enfrentamento a fraudes
O aumento exponencial nos chamados levou a prefeitura a desconfiar de tentativas de golpes, o que foi efetivamente constatado em certas solicitações de laudos que não se justificavam.

Diante dessa realidade, a Defesa Civil decidiu eliminar os pedidos por meio do aplicativo Fala Ipatinga e concentrar as solicitações no telefone 3829-8181 e pelo 193 dos Bombeiros. As novas solicitações somente serão atendidas mediante comprometimento do solicitante de estar de forma presencial no imóvel danificado ou sob ameaça, recepcionando a equipe de vistoria.

Abrigos em funcionamento
O novo abrigo instalado pela prefeitura no C3 - Centro Comunitário Cristão (rua dos Xerentes, 30, Jardim Panorama) já começou a funcionar. O abrigo do centro (rua João Napoleão da Cruz, 186) está em fase final de arrumação e receberá ocupantes a partir de terça-feira (21). Outros seis desabrigados em condições especiais estão alojados à parte, em outros imóveis.

Continue a doar
Ainda são necessárias muitas doações – em especial alimentos. Os produtos mais necessários no momento são cestas básicas ou itens avulsos como arroz, feijão, café, açúcar e macarrão, além de ração para cães e gatos.
As doações podem ser entregues no Ipatingão ou transferidas via Pix ([email protected]).

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Elizabeth Gonçalves Souza Lemes

20 de janeiro, 2025 | 17:06

“A defesa civil deve ir com urgência na rua Barcelona número 132 pois lá existe 2 adolescentes e 1 mãe que cuida das filhas sozinha.ja foi pedido e nada foi feito o pedido ninguém compareceu es.Existe uma árvore enorme caindo em cima da casa.Quuando acontecer o pior eles aparecem. Esse é um pedido de socorro”

Envie seu Comentário