18 de janeiro, de 2025 | 14:00
Turismo cultural gera recordes de público em regiões mineiras
Em 2024, o turismo cultural reafirmou Minas Gerais como referência no segmento e foi responsável por atrair públicos recordes a museus e equipamentos culturais em todo o estado. O Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, e o Sistema Estadual de Museus, composto por 479 museus localizados nas mais diversas regiões de Minas, contabilizaram, em 2024, a visitação recorde de 9,7 milhões de pessoas. Recorde também no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, que chegou ao número histórico de 347 mil visitantes, o maior desde a sua inauguração, em 1944.Com 7,4 milhões de visitantes, o Circuito Liberdade apresentou crescimento em relação a 2023, ano em que atraiu 7 milhões de pessoas, reafirma sua importância e seu protagonismo como polo de inovação e cultura, sediando exposições de arte contemporânea, mostras de cinema, festivais literários e atividades educativas.
Números marcantes
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH) recebeu o público de mais de 1 milhão de pessoas. Destaque para as exposições: Tesouros Ancestrais do Peru”, vista por 201.373 pessoas, Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”, que reuniu 184.424 visitantes, e Mundo Zira - Ziraldo Interativo”, cujo público chegou a 135.243 pessoas.
Na Casa Fiat de Cultura, 53 mil pessoas prestigiaram a exposição Arte Brasileira: A Coleção do MAP”, enquanto Pancetti: o mar quando quebra na praia ” e Pimpa na Casa Fiat de Cultura” receberam, respectivamente, 43 mil e 52 mil visitantes.
Com mais de 12 mil atividades realizadas, em sua maioria gratuitas ou a preços populares, o Circuito Liberdade também atraiu cerca de 85 mil alunos de escolas públicas e recebeu 2 mil instituições de ensino em visitas escolares. Mais de 315 mil pessoas compareceram aos 2.164 eventos realizados no Palácio das Artes em 2024.
Números expressivos também no Palácio da Liberdade, que recebeu mais de 250 mil visitantes. Um dos principais cartões-postais da capital mineira, a Praça da Liberdade, local que também foi palco de diversas ações culturais no ano passado, atraiu, somente em dezembro, durante o Natal da Mineiridade, 1,5 milhão de pessoas.
Acima da média nacional
O turismo em Minas Gerais apresentou crescimento de 100% acima da média nacional em 2024, segundo dados do IBGE. O estado recebeu mais de 32 milhões de turistas ao longo do ano. Avanço também no número de visitantes estrangeiros: foram 42,6 mil turistas de outros países, aumento de 10,6% em relação a 2023, de acordo com dados do Ministério do Turismo, da Embratur e da Polícia Federal.
O turismo cultural é um motor para o desenvolvimento econômico, representando quase 7% do PIB de Minas Gerais e garantindo milhares de empregos em todo o estado”, reforça o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira. De janeiro a outubro de 2024, o setor do turismo gerou cerca de 20 mil novos postos de trabalho. Ao todo, o turismo é responsável por gerar empregos formais com carteira assinada para 435.320 pessoas em Minas Gerais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]