13 de janeiro, de 2025 | 09:00
Timóteo decreta estado emergência em virtude da chuva dos últimos dias
Enviada por leitor
A água da chuva também invadiu o térreo do fórum Geraldo Perlingeiro de abreu, no bairro Timirim

Para agilizar as ações de apoio às famílias desabrigadas e obras de reconstrução dos pontos atingidos pela forte chuva da madrugada de domingo (12), o prefeito de Timóteo, Capitão Vitor Prado (Republicanos), decretou estado de emergência no município (Decreto n° 6104, de 12 de janeiro de 2025).
Em reunião promovida ainda no domingo, com todos os secretários e demais membros da equipe de governo, o prefeito consolidou todas as informações obtidas sobre os impactos causados pela intensa chuva que caíram na madrugada, o que serviu de base para a decisão sobre a emissão do decreto. Conforme a Defesa Civil municipal, 260 famílias foram diretamente atingidas pela chuva, grande parte reside em áreas de risco, que historicamente sofrem quando ocorre chuva mais intensa.
Um levantamento com o número de famílias que ficaram desabrigadas, vias que precisam, além de limpeza da lama, de intervenção na estrutura, encostas a serem contidas e sinalizadas e estimativa de gastos para a reparação de todos os danos foi elaborado para que o município otimize suas ações e possa manter a população segura.
O decreto garante agilidade no processo de compras, obras e contratações, além de acesso a recursos dos governos estadual e federal, para assistir à população atingida pelo desastre.
No artigo 3º, o documento também autoriza a convocação de voluntários e campanhas de arrecadações para ajudar aqueles que perderam suas casas durante as chuvas.
O térreo do fórum Geraldo Perlingeiro de abreu, no bairro Timirim, foi tomado pela água durante a enchente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]