10 de janeiro, de 2025 | 15:45
Governo de Ipatinga inicia contratação de profissionais para o Natea
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoA administração municipal de Ipatinga estipula que entre 30 e 45 dias o Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), localizado no Jardim Panorama, deve entrar em funcionamento. A informação foi divulgada no perfil do Instagram da prefeitura nesta sexta-feira (10).
De acordo com a postagem, na próxima segunda-feira (13) tem início as contratações de vigilante patrimonial para compor a equipe do Natea. Além disso, profissionais de outras áreas também estão em processo de contratação. A aquisição de insumos, equipamentos e itens essenciais está em fase de licitação. O início das atividades depende da conclusão desses trâmites.
Para o início da operação no centro de referência especializado no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), também estão sendo contratados dois fisioterapuetas, dois psicólogos, três fonoaudiólogos, um educador físico, dois enfermeiros, um nutricionista, dois pedagogos, dois assistentes sociais, dois auxiliares administrativos, três secretários e dois copeiros.
Ainda segundo a publicação do governo, a divulgação do recrutamento para as equipes de saúde e suporte foi promovida pelo Instituto Luz para Vida, referência no atendimento a pessoas com autismo”. O edital com as informações está disponível na plataforma da entidade. O perfil de Instagram do instituto é: @institutoluzparavida.
Sede
O prédio do Natea, situado na rua Vitória, 85, Jardim Panorama (antiga UBS), foi inaugurado no dia 18 de junho, Dia Mundial do Orgulho Autista. A obra durou cerca de um ano e meio. O centro de referência tem como objetivo atender pessoas com autismo na faixa etária de 1 a 12 anos, sendo priorizadas as crianças até 7 anos (embora as demais também possam ser acolhidas), conforme foi informado em coletiva de imprensa na data da inauguração da casa de sáude.
A faixa etária a ser priorizada pelo Natea foi estabelecida com base em estudos científicos e na avaliação de uma equipe técnica multidisciplinar. As pesquisas indicam que a intervenção precoce tem um impacto significativo no desenvolvimento das crianças com TEA, proporcionando maior efetividade no tratamento e melhora na qualidade de vida.
Além disso, a política pública de assistência ao autista em Ipatinga foi desenhada para oferecer um atendimento continuado, focado em etapas da vida em que o desenvolvimento neuropsicomotor é mais receptivo a estímulos terapêuticos.
Estrutura e investimentos
O Natea é uma reivindicação antiga de pais e familiares de pessoas autistas. No local, que conta com 558 m² de área construída, foram investidos recursos próximos a R$ 1 milhão, provenientes de emendas de vereadores e de deputadas federais.
Com amplas salas e espaço de convivência, na unidade os usuários receberão atendimento de uma equipe multiprofissional, integrada por psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, médico, nutricionista e terapeutas ocupacionais, entre outros.
O Natea foi todo construído pensando no paciente. Foi analisado como cada pessoa seria atendida aqui. Vamos atender todo tipo de terapia voltada para análise do comportamento, com terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e assim por diante, psicólogo, e não só o paciente autista, mas sim toda a família será acolhida aqui neste ambiente. A nossa perspectiva é de aproximadamente 162 atendimentos mensais, podendo ser reentrantes para esse início de atendimento, porque nós também precisamos sentir o equipamento e as suas necessidades. Nós nunca tivemos um serviço desse no município exclusivo, um serviço dedicado ao paciente autista, então nós precisamos senti-lo e assim caminhar e evoluir para, consequentemente, absorver mais pessoas e dar os devidos encaminhamentos conforme a necessidade do paciente assistido”, pontuou Wallison Medeiros, secretário de Saúde, no dia da inauguração.
Foi analisado como cada pessoa seria atendida aqui. Vamos atender todo tipo de terapia voltado para análise do comportamento, com terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e assim por diante, psicólogo, e não só o paciente autista, mas sim toda a família será acolhida aqui neste ambiente. A nossa perspectiva é de aproximadamente 162 atendimentos mensais, podendo ser reentrantes para esse início de atendimento, porque nós também precisamos sentir o equipamento e as suas necessidades. Nós nunca tivemos um serviço desse no município exclusivo, um serviço dedicado ao paciente autista, então nós precisamos senti-lo e assim caminhar e evoluir para, consequentemente, absorver mais pessoas e dar os devidos encaminhamentos conforme a necessidade do paciente assistido”, pontuou Wallison Medeiros.
Avaliação médica
Desde a finalização do processo licitatório, as etapas para a implantação do NATEA têm avançado rapidamente. Além da contratação de profissionais, estão em andamento a aquisição de equipamentos e insumos necessários, bem como a integração do núcleo à Rede Municipal de Saúde. O serviço, que atenderá crianças de 1 a 7 anos com diagnóstico de TEA, foi planejado com base em estudos que destacam a importância da intervenção precoce.
O acesso ao NATEA começa na Atenção Primária à Saúde. As famílias devem procurar a unidade de saúde mais próxima, onde a criança passará por avaliação médica. Caso seja identificado o diagnóstico ou a necessidade de atendimento especializado, a criança será encaminhada ao NATEA, conforme os fluxos e critérios estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Leitor
11 de janeiro, 2025 | 20:04Sem concurso todas serão contratados pele QI. Quem indica”
Salgado .
11 de janeiro, 2025 | 07:28A Sr. Valéria , escreveu tudo o que , talvez o povo teria vontade de escrever . Mas a venda colocada no olhos não deixa ver a verdade e a verdadeira posição dessa ong sem fins lucrativos .
Em poucos dias vai estar tudo bagunçado . Sem não tem fins lucrativos , quem vai pagar os profissionais que irão atender.? Serão voluntários.?
Espero e rezo que de certo .! Senão vai ser mais um prédio qualifica e um restaurante popular abandonado .
Vamos em frente.!”
Valéria Mãe de Autista de 9 Anos
10 de janeiro, 2025 | 16:59Só faltou falar que só vai atender crianças com TEA até sete anos, depois desta idade pelo entendimento do prefeitaço estão curadas;além destes profissionais de acordo com o atendimento multidisciplinar. Falta Terapeuta ocupacional,psicopedagoga em atendimento clínico e o principal, neuropediatra ou psiquiatria infantil que não tem, além que no edital não exige a terapia em ABA,pelo jeito o NATEA é para chinês ver .”