07 de janeiro, de 2025 | 14:30
Radar instalado na BR-458 amanhece tombado
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoO radar recentemente instalado na BR-458, em frente ao Parque dos Vales, em Caratinga, amanheceu tombado nesta terça-feira (7). A suspeita é que ele tenha sido danificado propositalmente, por algum usuário da rodovia insatisfeito com a instalação. No fim do dia, o equipamento já havia sido levantado.
Conforme já divulgado pelo jornal, o redutor de velocidade foi fixado nesta segunda-feira (6), num trecho da pista repleto de buracos, e gerou revolta de condutores e leitores do Diário do Aço. O limite de velocidade no trecho é de 50 km/h.
Procurado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio de uma nota enviada à redação, esclareceu que o radar irá monitorar apenas o fluxo de veículos no sentido Ipatinga a Ipaba, e não há previsão para instalação de outro equipamento no trecho.
Ainda conforme a autarquia federal, a empresa responsável pelo radar está no aguardo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a aferição. A expectativa é que o equipamento entre em operação no fim deste mês de janeiro.
Motivação
Indagado sobre o que motivou a instalação do novo medidor de velocidade, o Dnit salientou que a iniciativa foi baseada nas ocorrências de trânsito e fatores de riscos que o local possui".
Assim, a verificação da necessidade é por meio da Instrução Normativa nº 43/2021 do Dnit”, acrescentou a nota. Os medidores têm como objetivo principal monitorar e fiscalizar a velocidade dos veículos, de modo a garantir que os condutores respeitem os limites de velocidade estabelecidos, ajudando a prevenir sinistros e a melhorar a segurança viária no local”.
Obras na rodovia
O radar foi instalado em um trecho com verdadeiras crateras na pista de rolamento. A situação gerou indignação de usuários da rodovia e de moradores da região. Em vídeo recebido pela redação do Diário do Aço, um motorista demonstra seu descontentamento com as condições da rodovia federal.
A estrada caótica do jeito que está, e amanhecemos com essa surpresa. Uma pista toda esburacada, em tempo de causar acidentes e tivemos essa surpresa”, criticou.
O Diário do Aço questionou o órgão federal sobre a previsão de melhorias na pista, visto que estava previsto um investimento de cerca de R$ 30 milhões por parte do Dnit, para a execução de serviços de recapeamento, tapa-buracos, manutenção dos dispositivos de drenagem e sinalização”.
A autarquia respondeu que o contrato com a empresa responsável já está assinado, e a companhia está em processo de mobilização para exercer as atividades previstas.
Com relação às condições do pavimento da rodovia, o Departamento informa que o contrato com a empresa responsável pela manutenção da rodovia já foi assinado e a mesma já recebeu a autorização para iniciar os serviços. Atualmente a empresa está em processo de mobilização, com contratação de pessoal e equipamentos. Nos próximos dias devem iniciar os trabalhos no trecho”, comentou o Dnit.
O contrato firmado é do tipo Plano Anual de Trabalho e Orçamento (PATO), com a execução de serviços de manutenção e para conservação e recuperação. Vale ressaltar que nos últimos anos a rodovia já passou por recuperação de trechos atingidos por deslizamentos de terra em Ipaba e Iapu, além da correção de duas crateras que colocavam em risco a segurança de quem passava pelo local, uma perto do Posto Beira Rio, na saída do loteamento Parques do Vale para Ipaba e outra perto do trevo de Bugre, em Iapu.
Veja abaixo no vídeo:
Radar recentemente fixado na BR-458 amanheceu tombado nesta terça-feira (7/1). Veja abaixo no vídeo 👇 pic.twitter.com/8iUucDZ05Z
Diário do Aço (@portaldiarioaco) January 7, 2025
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Kely
08 de janeiro, 2025 | 08:19Baseado nas ocorrências de trânsito??? As ocorrências do trecho são as nervuras, buracos e alagamentos nas quais a solução é a melhoria das condições da via e não a instalação de radar. A única preocupação deles é arrecadar, bem provável que o radar instalado é para pagar a possível obra que eles dizem que vão fazer.”
Emerson Neves do Nascimento
07 de janeiro, 2025 | 20:06DNIT, que tal tapar os buracos da ponte que fazem travessia do Rio Doce? Hoje tive que parar o veículo para que um ônibus pudesse transpor a dita cuja da ponte. Detalhe, na contramão, pois em ambos os sentidos existem 02 "crateras", que da para ver o leito do Rio.”
Charles
07 de janeiro, 2025 | 15:53Se o trecho ja esta (bem) esburacado, qual a necessidade de instalar um radar ali, tendo em vista que os próprios buracos ja irão colaborar pra reduzirmos a velocidade. Eu aposto um chocolate, e ainda ganho, que logo logo o radar vai estar consertado, ja os buracos, acho que la pro ano que vem, pois é ano de eleição, eles devem tapar pelo menos metade deles.”
Diego Henrique Santos Menezes
07 de janeiro, 2025 | 14:57Verdade,mais riscos do que aquele tanto de boi q fica solto ali,ninguém toma previdência”