05 de janeiro, de 2025 | 13:00
Administração de Ipatinga reforça importância do descarte correto do lixo
Divulgação
Fazer o descarte correto evita acidentes com os coletores e os transtornos causados pelo entupimento de bueiros
Fazer o descarte correto evita acidentes com os coletores e os transtornos causados pelo entupimento de bueiros
Inobservância de rotina da coleta agrava problemas de alagamento, com carreamento de materiais pela enxurrada e entupimento de bueiros. Para evitar acidentes com coletores, moradores também devem ter atenção especial no acondicionamento de vidros e outros materiais perfurocortantes.
Diante do período chuvoso, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga reforça junto à população a importância do descarte correto de lixo doméstico, comercial e entulhos. A ação tem como objetivo minimizar os impactos ambientais, prevenir alagamentos causados pela obstrução das redes pluviais e reduzir o risco de doenças, como arboviroses e leptospirose.
A Sesuma tem enfrentado desafios para lidar com o descarte irregular de resíduos em áreas verdes e fora do cronograma de coleta. Restos de demolição, pneus, móveis e outros materiais são frequentemente encontrados em locais inadequados. Esses atos representam infrações graves ao Código de Posturas do município e causam sérios danos ambientais.
Enviada por leitor
Avenida Macapá, na véspera do Natal: resto de móveis foram abandonados com pregos enferrujados para cima, no canteiro central, usado por pedestres e ciclistas
Avenida Macapá, na véspera do Natal: resto de móveis foram abandonados com pregos enferrujados para cima, no canteiro central, usado por pedestres e ciclistas
Além de poluir o meio ambiente, esses materiais são arrastados pela chuva para galerias pluviais e bocas de lobo, obstruindo a vazão de água e provocando alagamentos. É um problema que afeta toda a cidade”, alerta a Sesuma.
Apelo à conscientização
Para evitar transtornos, os gestores da Secretaria pedem aos moradores que respeitem os dias e horários da coleta de lixo e não descartem entulhos ou outros resíduos em locais públicos. É essencial que todos façam sua parte, principalmente neste período em que as chuvas são mais intensas”, enfatiza a Secretaria.
Perfurocortantes
Outra recomendação é que haja um cuidado especial em relação a vidros e outros materiais perfurocortantes, para evitar que as pessoas que trabalham com a limpeza pública se acidentem.
Não deixar esses materiais soltos com outros lixos, vedar a borda dos recipientes e escrever um aviso de que contém vidro” ou outro descarte perigoso é uma sugestão.
Vidros em pedaços maiores ou outros objetos que ofereçam maiores riscos podem ser embrulhados em jornal ou papelão e ainda depositados em caixas de sapato. "A Sesuma solicita que os munícipes planejem o descarte para evitar o acúmulo de lixo nesses dias", enfatiza.
Avenida Castelo Branco, bairro Horto: Moradores denunciam que esse lixo foi lançado por pessoas de um estabelecimento comercial, também à véspera do Natal
Denúncias
A população pode denunciar descarte irregular de lixo e entulhos pelos canais da Ouvidoria Municipal, no telefone 156 ou pelo número 3829-8514 e pelo aplicativo Fala Ipatinga!”, disponível para dispositivos Android e iOS.
Cronograma completo da coleta de lixo em Ipatinga
Turno diurno (segundas, quartas e sextas-feiras): Barra Alegre, Bom Jardim, Cidade Nobre, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Esperança, Nova Esperança, Iguaçu 1, Limoeiro, Morro do Sossego, Vila Formosa e Pedra Branca.
Turno noturno (segundas, quartas e sextas-feiras): Castelo, Distrito Industrial, Iguaçu 2, Ideal, Ferroviários, Horto, Santa Mônica, Novo Cruzeiro, Planalto, Parque das Águas, Vila Ipanema, Veneza I e Veneza II.
Turno diurno (terças, quintas e sábados): Residencial Ayrton Senna, Bethânia, Das Fontes, Caçula, Canaã, Canaãzinho, Forquilha, Morro São Francisco, Morro do Cruzeiro, Taúbas, Tiradentes, Vagalume, Vila Militar, Vila Celeste, Vale do Sol e Vista Alegre.
Turno noturno (terças, quintas e sábados): Areal, Das Águas, Bela Vista, Bom Retiro, Caravelas, Cariru, Imbaúbas e Jardim Panorama.
Quartas-feiras: Comunidades rurais.
Segunda a sábado, após as 17h: Principais avenidas e áreas comerciais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Daniela
06 de janeiro, 2025 | 12:41Se a prefeitura de Ipatinga mg tivesse interesse em copiar a ideia de Timóteo mg,com agendamento de caçamba comunitária, não estaria suja deste jeito,mas aqui é máfia das caçambas cada aluguel entorno de 400,00.”
Amadeu
06 de janeiro, 2025 | 08:38Bom dia
Só andar na parte baixa do bairro ideal e ver a sujeira, faço caminhada no bairro. O povo joga de tudo ...cadê a guarda municipal pra ajudar olhar.
Abraços”
Gleydson
06 de janeiro, 2025 | 07:40Não conheço os desafios diários dos funcionários envolvidos na coleta, já os vi passar após meia noite para dar conta da atividade sendo o horário habitual às 19 hs, eu esperava da reportagem um maior detalhamento do descarte correto de entulhos e restos de móveis de maior volume, onde e quando descartar por exemplo, pagar uma caçamba tem custo e não garante o descarte que se espera, o município tem uma forma de contribuir com isto? O que se espera do morador nestes casos?”
Marcelo Costa
06 de janeiro, 2025 | 06:39Ipatinga é uma cidade imunda. Passei agora pela avenida Macapá. O canteiro central da avenida mais parece um lixão a céu aberto. Tem, de resto de móveis a entulho de construção. Neste caso a culpa é do morador mesmo, que lança lixo em dia que não tem coleta. Povo porco dos infernos.”
Cidadão
06 de janeiro, 2025 | 06:37Os funcionários da Vital pegam as sacolas na lixeira e socam no chão, quando estoura alguma, deixam o lixo espalhado. Sem contar que a maioria deles deixa sacolas de lixo para trás. Péssima prestadora de serviços. Pior ainda a prefeitura que não fiscaliza isso.”
Israel
05 de janeiro, 2025 | 06:36A prefeitura sempre jogando a culpa no cidadão,mas se quer fiscaliza a prestadora vital, coletam nossos lixos do jeito que querem, agente coloca o lixo bem acondicionado em nossas lixeiras, vem um funcionário bem antes do caminhão e retira de qualquer maneira, jogando de qualquer jeito nos montes que são feitos normalmente no meio da rua ou em esquinas atrapalhando o trânsito, sem contar na total falta de educação ? dos caminhões coletores que se acham donos da rua, se posicionam no meio da rua e ninguém passa, por toda cidade falta lixeiras, caçamba para coletar lixo fora dos dias de coleta.”