05 de janeiro, de 2025 | 08:40

RMVA fecha 2024 com mais de 17 mil MEIs no setor de serviços

Isabelly Quintão
Setor de serviços lidera número de empresa na RMVASetor de serviços lidera número de empresa na RMVA

A Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) terminou o ano de 2024 com 56.947 empresas formalizadas. Dessas, 33.652 são da modalidade de Microempreendedor Individual (MEI). O setor de serviços foi o com maior número de empresas, com mais de 29 mil estabelecimentos, liderando em todas as modalidades empresariais catalogadas pelo Sebrae (MEI, EPP, ME e outros). Os dados são do painel de empresas do DataSebrae, analisados pela reportagem do Diário do Aço.

Ipatinga foi a cidade da RMVA com o maior número de empresas, fechando o ano de 2024 com 31.159 negócios. Em seguida está Coronel Fabriciano, com 12.033, Timóteo (9.267) e Santana do Paraíso (4.488). O setor de serviços, que engloba o oferecimento de produtos ou serviços imateriais, sem se envolver com sua fabricação, lidera a lista com mais empresas, somando 29.476 negócios no ano passado em toda a região.

Dos mais de 33 mil MEIs na RMVA, 17.666 estão localizados em Ipatinga, na sequência está Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso, com 7.232, 5.683 e 3.071 microempreendimentos individuais, respectivamente. Na mesma perspectiva, os MEIs se encontram, em sua maioria, no setor de serviços (17.255), comércio (9.279), indústria (3.825), construção (3.224) e agropecuária (69).

Serviços
Na lista dos serviços oferecidos na Região Metropolitana do Vale do Aço, são 183 agências de viagens, 388 atividades odontológicas, 778 serviços médicos ambulatoriais restritos a consultas, 1.031 empresas de estética e outros cuidados com a beleza (sendo 877 MEIs), 2.790 estabelecimentos de cabeleireiro, pedicure e manicure (destes, 2.571 são MEIs), entre outros.

O comércio está em segundo lugar nos setores com mais empresas em 2024, com 16.796 negócios. Nesse sentido, o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios carrega o setor e fechou o último ano com 3.210 estabelecimentos, sendo 2.364 na modalidade MEI. Por outro lado, o setor industrial terminou o ano com pouco mais de 6 mil empresas em todas as modalidades.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

05 de janeiro, 2025 | 05:07

“Estes números perdem parte dos seus valores, quando a matéria não nos fornece o número das que saíram do mercado. Para ficar mais realista, é preciso fazer o balanço entre abertura e desistências, principalmente das ME.”

Envie seu Comentário