04 de janeiro, de 2025 | 08:39
Pela primeira vez, alunos do presídio de Ipaba são premiados na OBMEP
A segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2024, promovida em outubro, teve seu resultado divulgado em dezembro. Entre os premiados, dois alunos privados de liberdade, que fizeram a prova na Escola Estadual Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, conquistaram a medalha de prata pelo desempenho nacional na prova.
Carlos Roberto Torrente, coordenador Regional da OBMEP, em entrevista ao Diário do Aço, descreve a importância da prova na busca por grandes talentos na área de exatas. Para nós, o talento pode estar em qualquer lugar”, destaca. Esta é a primeira vez que alunos do presídio de Ipaba são premiados.
Dois alunos da Escola Estadual Dênio Moreira de Carvalho, que é um presídio, são medalhistas de prata, o que mostra que o objetivo do projeto tem sido alcançado. Então, não importa onde esse aluno está, se ele é talentoso, e tem a oportunidade de mostrar esse talento dele e participar das provas, como todos os demais alunos, então o projeto alcançou o objetivo principal”, ressalta o coordenador.
A OBMEP é feita em duas fases e, em 2024, as avaliações foram executadas no dia 4 de junho, com 20 questões objetivas, e posteriormente, em 19 de outubro, com seis questões discursivas. Os alunos premiados da E.E. Dênio Moreira de Carvalho ganharam a prata nos níveis 1 e 3, do 6º e 7º ano do fundamental e do ensino médio, respectivamente.
OBMEP
A avaliação foi criada em 2005 e é um projeto nacional, promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), direcionado às escolas públicas e privadas do Brasil, com o apoio financeiro do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Dessa forma, os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio têm a oportunidade de participar da Olimpíada.
Um dos objetivos da prova é promover a inclusão social por meio da educação e da difusão de conhecimentos. Além disso, a OBMEP é uma forma de contribuir com a melhoria da educação básica. Não importa onde esse talento está, nós vamos dar a oportunidade de ele demonstrar a sua qualidade na área de exatas”, conclui Carlos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Patrícia Machado Barbosa
04 de janeiro, 2025 | 10:18Um mérito inquestionável! A Política Nacional de Humanização do Sistema Prisional gera oportunidades para aqueles que realmente as desejam e pode ser a porta de entrada para o resgate desse novo sujeito, que se reconstruir como cidadão.
Parabéns aos dirigentes e coordenadores da Penitenciária Denio Moreira de Carvalho ! Conheço um pouco dos desafios desses profissionais e certamente também estão orgulhosos desse resultado..”