31 de dezembro, de 2024 | 08:00
CME Aciapi faz balanço anual de 2024 e detalha projeções para próximo ano
Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, o Conselho da Mulher Empreendedora (CME Aciapi), órgão consultivo da Aciapi e CDL de Ipatinga, destacou os principais feitos deste ano, bem como as expectativas e projeções para 2025. O conselho é composto por mulheres voluntárias que atuam como empresárias, executivas, profissionais de empresas e sócias empreendedoras associadas às entidades, tendo como presidente Edilene Lopes Fonseca.
Edilene pontuou que, para ela, 2024 foi um ano de alto crescimento. Não só pelo volume de ações ou de projetos realizados, mas muito mais pelo crescimento interno do conselho, de cada diretora, cada nova integrante e cada participação. As pessoas que vieram se uniram à toda força já existente, e tivemos um crescimento muito visível. Fico muito agradecida a cada uma que veio com seu empenho, dedicação, liberação de tempo e pensamento em conjunto. Temos uma vice-presidente, Gizele Souza Silva Leal, que é um espetáculo para criar, executar. Eu sou mais de pensar e elaborar. Fizemos uma parceria muito forte com toda a diretoria do CME Aciapi, o que foi de grande importância”, relatou.
A presidente enfatizou que, em relação às projeções para o próximo ano, já estão caminhando para ter um 8 de março ainda mais elaborado. Com grande projeção de espaço, de estrutura, de apoio e, principalmente, dedicação de todas que fazem parte do conselho. Nossa ideia é receber, no Dia Internacional da Mulher, em torno de 200 a 250 pessoas em um local muito confortável e agradável. Nós esperamos que todas as sementinhas que plantamos e projetos que realizamos este ano tenham ainda mais força no próximo. Tudo isso reforça a força da mulher no empreendedorismo, no querer fazer e conseguir executar de forma múltipla, porque a mulher, em si, é múltipla”, disse.
"Conselho da Mulher Empreendedora - Aciapi/CDL comemora um 2024 de crescimento do empreendedorismo Feminino e um 2025 projetado para as realizações!"
Mulheres Além das Gerais
Neste ano, a empresária Marinha Nogueira Xavier, que atua como diretora de Assuntos Jurídicos no CME Aciapi, foi homenageada com o prêmio Mulheres Além das Gerais, instituído pela Federaminas Mulher. Receber um prêmio tão significativo não é apenas um momento de orgulho para mim, mas também um incentivo para manter os padrões de dedicação em todos os projetos que por certo virão pela frente. Esta homenagem é, sem dúvida, um motivador para minhas futuras empreitadas como empreendedora; será um lembrete constante do meu compromisso de sempre fazer mais e melhor com os aprendizados adquiridos, ao longo da minha vida”, pontuou.
Meu sentimento é de felicidade e gratidão pelo reconhecimento. Expresso meus agradecimentos a presidente, a vice, e a toda a diretoria do conselho pela indicação à placa de honra ao mérito. Compartilho o prêmio com todos que contribuíram de forma direta e indireta para que eu chegasse neste momento importante da minha trajetória profissional. Também recebi o Prêmio Notorius pela Ipaseg, o que aumentou a responsabilidade de sermos cada vez melhor no que propomos a fazer”, acrescentou.
Ano de aprendizado
A 2ª diretora Financeira, Maria Lúcia Neves Louzada, disse que 2024 foi um ano muito prazeroso. Como membro do conselho, achei as atividades muito leves. Fizemos tudo o que podia ser feito. Durante os eventos, principalmente do Café com Elas, queremos sempre continuar por perto quando terminavam. Até mesmo as pequenas coisas nos trouxeram resultados grandiosos. Tivemos novas pessoas chegando, com uma cabeça totalmente diferente, o que acrescentou bastante”.
Já a diretora de Assuntos de Meio Ambiente, Viviane Macedo Reis Araújo, também pontuou o que este ano significou para ela, ressaltando, sobretudo, o aprendizado. No conselho, pude ver experiências de outras empreendedoras, e eu estou recomeçando nessa empreitada de empreendedorismo. O testemunho das mulheres, principalmente das de longa data, trouxe muita coisa boa para quem é mais novo e está chegando agora. Para mulher, tudo é mais desafiador, e estamos aqui para romper isso. No Outubro Rosa, por exemplo, podemos tirar muitas dúvidas e saber de mais novidades, com diferentes formas de análises e técnicas. A palestrante deste ano elevou a autoestima de mulheres e mostrou que existe um caminho muito tranquilo. Tenho certeza que irei aprender muito mais no próximo ano”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]