
31 de dezembro, de 2024 | 08:50
Moradora de Coronel Fabriciano celebra 105 anos com lucidez e disposição
Por Silvia Miranda - Repórter Diário do AçoUma moradora do bairro São Geraldo, em Coronel Fabriciano, chama a atenção pela idade: 105 anos, comprovados pela carteira de identidade, carteira de trabalho e título de eleitor, documentos guardados com orgulho pela família. No entanto, sua lucidez e disposição impressionam ainda mais. A centenária caminha com certa facilidade pela casa, desce e sobe uma pequena escada sozinha e relembra, com muitos detalhes, histórias de sua vida.
Virgínia Matias da Costa nasceu no município de Joanésia em 4 de outubro de 1919. Por volta dos 20 anos, mudou-se para Coronel Fabriciano, onde trabalhou no antigo Hospital Siderúrgica, na extinta Companhia Agrícola Florestal (CAF) e, em 1965, começou a trabalhar no antigo Colégio Angélica, então chamado de Ginásio Angélica.
Dona Virgínia conta que, no início, trabalhava apenas em troca de comida e moradia, passando a receber salário posteriormente, fato registrado na velha carteira de trabalho. Segundo ela, essa era uma prática comum na época. "Ninguém tinha salário. Depois, eu passei a receber um pouco. Quando saí, não lembro quanto eu ganhava, mas está aí na minha carteira", menciona.
Ela guarda lembranças carinhosas da instituição educacional e se alegra com as muitas viagens feitas na companhia das religiosas. Onofra dos Santos, de 86 anos, filha de Virgínia, relata que parte da família chegou a morar na casinha de Dom Helvécio, arcebispo de Mariana e fundador do colégio. Posteriormente, a família construiu um pequeno barraco para acomodar outra filha.
Os descendentes
Após se casar, dona Virgínia teve quatro filhas, das quais apenas duas estão vivas. Uma das meninas faleceu com apenas dez meses de idade, e outra aos 61 anos. Apesar disso, a família cresceu. Segundo a bisneta Sabrina Matias Santana, atualmente são 11 netos, 23 bisnetos e 17 tataranetos.
O segredo da longevidade
Viúva desde os 29 anos, Virgínia nunca se casou novamente. Para sua bisneta Sabrina, esse pode ser o segredo de uma vida tão longa. Ainda de acordo com a bisneta, Virgínia gosta de fazer pequenos serviços em casa. Católica e muito religiosa, a centenária reflete sobre sua trajetória. "Se eu estou vivendo, é da vontade de Deus. Mas eu nunca fui para porta de boteco, nunca bebi, nunca fumei, minha vida foi sempre assim", conta orgulhosa.
Amor pela costura
Após se aposentar, Virgínia continuou a fazer trabalhos de artesanato na casa onde mora. Ela fala com saudade de sua paixão pela costura, uma atividade que hoje não consegue mais fazer. "Queria pegar minha máquina, costurar, mas hoje eu não consigo. Eu pelejo, mas as mãos endureceram, não consigo mais", relata.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gilson Francisco Cabacinha
02 de janeiro, 2025 | 06:46Será que o segredo de tanta longevidade, está na agua, ou no ar que se respira em Fabrí?
Brincadeiras a parte, lembro-me com saudades dessa terrinha, cidade onde morei dos 6 aos 16 anos de idade!
Parabéns Dona Virgínia pelos seus 105 anos de idade!!!”
Welington Lucio dos Santos
01 de janeiro, 2025 | 21:33Eu conheço ela .um amor de pessoa quando eu era criança aos 13/14 anos ela tinha um terreno com plantação de mandioca (aimpim ) eu vendia e ela dividia ao meio comigo ... hoje moro no Rio de janeiro ,mas dá última vez que estive em Minas em 2012 passei por ela a cumprimentei e ela me reconheceu mesmo depois da mais de 10 a os sem nos ver .... que Deus a abençoe infinitamente, quando eu for a Minas no próximo ano vou visitá-la....”
Lúcia
01 de janeiro, 2025 | 12:51Parabéns saúde e paz.
Vamos destacar mais idosos Diário do Aço,como o Sr. João do Córrego Alto. Cel. Fabriciano”
Uelton
01 de janeiro, 2025 | 08:21Vô João no córrego alto tem 106 anos também,lúcido assim como ela,essa terra é boa viu...”
Cidinha Silva
01 de janeiro, 2025 | 02:16Parabéns,dona Virgínia,sua vida é dádiva de Deus,que a senhora continue,com saúde,muitas felicidades!!!”
Manoel
31 de dezembro, 2024 | 20:29Sou natural de Joanésia, a maioria da minha família se espalhou na região do vale do aço, Moro em campinas interior de São Paulo, fui criado com minha bisavó que viveu até os 105 anos,
Fiquei muito feliz em saber da estória da dona Virgínia
Deus abençoe toda família”
Marlene
31 de dezembro, 2024 | 17:53Eita mulher esperta, .muito bom conversar com ela. Um abraço para toda família. Deus abençõe sua vida tia Virgínia.”
Giovanna Cassimiro
31 de dezembro, 2024 | 15:58Aooooo Vó Virgínia, que alegria é ver a senhora firme e forte como sempre. Faz parte de muitas das minhas melhores lembranças da infância. Uma das mulheres que mais admiro na vida. Ainda tem muitos aniversários pra comemorar ainda ?”
Frederico
31 de dezembro, 2024 | 12:12Boa tarde a todos e feliz ano novo, Dona Virgínia vai entrar para o Guinness book como a pessoa mais idosa do mundo, eu espero viver para ver, Deus abençoe a ela e toda a família.”
Aluecir Rezende Sant'ana
31 de dezembro, 2024 | 11:16? uma dádiva de Deus alcançar mais de 100 anos. Tive o privilégio de ter uma mãe centenária que faleceu o ano passado em Governador Valadares. Presente de Deus. E que Deus abençoe a vida dela e seus familiares.”
Rosane Paiva
31 de dezembro, 2024 | 10:54Adorei a msg!! Que Deus continue abençoando a vida da D. Virgínia!!! Um Feliz 2015!!”
Jose
31 de dezembro, 2024 | 09:04Ela já está entre as mais idosas do Brasil, e já na lista das mais idososas do mundo. Desejamos a ela vida longa, muitos anos de vida ainda com muita saúde. Eu pelejando aqui pra chegar nos 70, e ela já com quase o dobro da minha idade kkk...ela merece...”