PREF BELO ORIENTE FESTIVAL 728X90

20 de dezembro, de 2024 | 17:57

Sindcomércio solicita isenção de IPTU e outros impostos em Coronel Fabriciano

Entidade defende que empresas afetadas pela chuva precisam de incentivos fiscais para retomar as atividades

Roberto Prata
Lojistas tentam se recuperar do prejuízo causado pelas enchentesLojistas tentam se recuperar do prejuízo causado pelas enchentes
O Sindcomércio Vale do Aço protocolou, na tarde desta sexta-feira (20), ofícios direcionados à Câmara Municipal de Coronel Fabriciano e ao governo municipal, solicitando a isenção do pagamento de
Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a implementação de outros incentivos fiscais para os lojistas prejudicados pelas chuvas da última terça-feira (17). A informação foi repassada pela assessoria do sindicato.

Para a Câmara de Vereadores, o Sindcomércio solicitou que seja proposta e votada, em caráter emergencial, uma lei que permita a isenção do pagamento de IPTU para o ano de 2025. Já à administração municipal, foi solicitado que, além de viabilizar incentivos fiscais, seja conduzida uma campanha para identificar os empresários afetados pela calamidade, assegurando a isenção do imposto no próximo ano.

O setor de comércio e serviços é responsável por grande parte da geração de renda e empregos formais no município. Para José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio Vale do Aço e vice-presidente da Fecomércio MG, o momento precisa de uma ação efetiva.

Roberto Prata
O setor de comércio e serviços é responsável por grande parte da geração de renda e empregos formais no municípioO setor de comércio e serviços é responsável por grande parte da geração de renda e empregos formais no município

“Estamos mobilizados diante da situação de calamidade pública que atingiu nossos lojistas. Esperamos o apoio dos órgãos competentes com medidas de isenção e incentivos fiscais, para que os comerciantes possam manter suas portas abertas. Os danos dessa tragédia são imensuráveis”, ressalta Facundes. Para reforçar essas solicitações, o Sindcomércio planeja, na próxima semana, agendar reuniões com a Prefeitura e a Câmara Municipal. Na próxima semana, o Sindcomércio pretende agendar reuniões presenciais com a Prefeitura e a Câmara Municipal para reforçar essas solicitações.

Mobilização do Sindcomércio
Desde o ocorrido, o Sindcomércio tem promovido diversas iniciativas para mitigar os impactos da chuva e apoiar o comércio local. Entre as principais ações estão a mobilização de trabalhadores para auxiliar na limpeza de comércios invadidos pela lama, minimizando os prejuízos dos lojistas, campanha de doações e, também, a entrega de kits de higiene pessoal, por meio do programa Sesc Mesa Brasil, recebidos pela unidade do Sesc de Governador Valadares, parte do Sistema Fecomércio MG.

Campanha de doações
As três unidades do Sindcomércio Vale do Aço estão funcionando como pontos de coleta de doações. A população pode contribuir com alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e outros itens básicos. As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os endereços são:

- Coronel Fabriciano: Av. Magalhães Pinto, 33 - Centro
- Ipatinga: Rua Laguna, 280, 2º Andar - Veneza
- Timóteo: Av. JK, 136, Loja 2 - Funcionários

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Silvia Regina

22 de dezembro, 2024 | 18:50

“Poderiam tbm insentar o IPVA
Muitos carros perdidos,
Proprietários terão grandes gastos com manutenções.”

Paulo Soares Silva

22 de dezembro, 2024 | 13:32

“Na política é assim ninguém sorta as mãos de ninguém, se porventura zerar os impostos como os dono do Brasil vai se pagar como eles vão fazer pra bancar despesas deles que é altíssima salarios,ajuda de custos, auxílio para tudo e vc eleitor que paga então não pode reclamar eles foram eleitos por vcs.”

Quelterra

22 de dezembro, 2024 | 00:20

“? de rir ta mais fácil a galinha nascer dentes do que a prefeitura insentar o iptu mais caro do planeta,não tem lógica um imposto tão caro como iptu de Fabriciano,msm que se por ventura seja inventado que eu acho muito difícil,como fica quem perdeu tudo nas residências?quem vai pagar o prejuízo,porque é muito fácil prometer alguma,porque sabemos que a memória do povo é curta, qualquer lábia que o prefeito passar no povo ,fica por isso msm,a ganância vem em primeiro lugar,daqui a pouco tudo será cai no esquecimento, é por isso que o Brasil está assim,o povo não luta.”

Cacau

20 de dezembro, 2024 | 19:25

“? hora de ajudar o povo ,o impostos de IPTU de fabriciano é muito caro, o imposto de fabriciano está um absurdo, agora vamos vê se o prefeito vai olhar para o povo ou para ganância capitalista.”

Boacha

20 de dezembro, 2024 | 18:53

“Temos a segunda maior carga tributária do mundo e péssimos serviços públicos. O dinheiro do nosso imposto infelizmente serve para pagar o oneroso legislativo e sua casta de políticos que se esbaldam com a arrecadação do nosso imposto.”

Tião Marreta

20 de dezembro, 2024 | 18:50

“Mais fácil revogar a lei da gravidade que isentar imposto nesse Brasil.”

Envie seu Comentário