19 de dezembro, de 2024 | 08:40

Professor timoteense leva ação social com xadrez gigante para praças, escolas e eventos

Arquivo Pessoal
A iniciativa é do professor de Filosofia e artista plástico, Romeu Célio, morador de Timóteo A iniciativa é do professor de Filosofia e artista plástico, Romeu Célio, morador de Timóteo
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Uma ação social, idealizada e fundada pelo professor de Filosofia e artista plástico, o timoteense Romeu Célio de Souza, leva, por meio de uma kombi, a prática do xadrez para diversas cidades e estados. O projeto, nomeado Kombixadrez, além da Região Metropolitana do Vale do Aço, já passou por Periquito, Naque, Itabira, Bela Vista de Minas, Guanhães, Nova Era, Açucena, Alto Caparaó; Nova Viçosa, Prado e Caravelas (Bahia); além de Setiba (Espírito Santo).

Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, Romeu contou como o projeto funciona. “A kombi é usada para transporte do xadrez ‘gigante’ e dos tabuleiros tamanho normal, além de ser uma forma de divulgação e destaque para as atividades. O projeto funciona de modo voluntário, podendo participar pessoas de todas as idades, de forma totalmente gratuita. Disponibiliza dois tabuleiros gigantes e 25 tabuleiros tamanho normal”, detalhou.

“São organizados dependendo da estrutura das praças ou escolas. Todos os transeuntes são convidados a aprender a jogar xadrez ou mesmo participar de uma partida, quando também ficam cientes da importância de aprender o jogo. As pessoas passam, veem as atividades ocorrendo e querem participar. Vale ressaltar que o projeto não promove torneios. É focado somente no incentivo e divulgação desse tipo de esporte. Não tem local fixo. Somos muitas vezes convidados a participar de eventos culturais, ir à alguma escola, e também simplesmente parar em alguma praça pública e convidar os transeuntes a participar. É um projeto itinerante”, acrescentou.

Kombixadrez
O projeto surgiu da ideia de levar o xadrez às praças, escolas e eventos para atingir um número maior de pessoas. “O projeto existe há mais de 20 anos, no entanto, ganhou mais visibilidade a partir de 2022, quando foi implementada a kombi. A importância do xadrez está na sua grande capacidade em exercitar o raciocínio, a tomada de decisões e o desenvolvimento de estratégias. Além disso, promove a cordialidade e a amizade. Nossa ação não tem apoio e incentivo de nenhum órgão público ou privado. Até estamos tentando ver se conseguimos entrar em algum projeto de lei de incentivo, ou algum patrocínio. Estamos abertos a isso”, finalizou.

Para participar, é necessário apenas atentar-se ao perfil do projeto no Instagram @kombixadrez. Lá, são divulgados os locais que receberão as atividades.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

19 de dezembro, 2024 | 13:01

“Caríssimo colega, Professor Romeu Célio, estou num evento de encerramento de ano letivo, no meu caso é o 43°, e já tomei umas "Estreladas" (Heineken)), portanto, só posso parabenizá-lo por tão importante Projeto.
Para você, deixo aqui, estes lindos versos do Grande Poeta Thiago de Mello: "Na fogueira do que faço, por amor me queimo inteiro".
Espero que continue, por muitos anos, se "queimando", e pide ter certeza, "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena", até para uns seres desalmados como eu.”

Envie seu Comentário