18 de dezembro, de 2024 | 12:21
Coronel Fabriciano irá decretar estado de calamidade pública após forte chuva
Marcos Vinicius (sem partido), prefeito de Coronel Fabriciano, irá anunciar na tarde desta quarta-feira, o decreto de Calamidade Pública devido aos impactos do forte temporal que atingiu o município no fim da tarde e início de noite desta terça-feira (17).Conforme o setor de comunicação da prefeitura, uma coletiva de imprensa com o chefe do Executivo será promovida às 15h30. Na oportunidade, além de anunciar o decreto, o prefeito deve informar outras medidas para minimizar os danos causados pelas chuvas, como o auxílio financeiro emergencial à população atingida, dentre outras medidas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mirabel
18 de dezembro, 2024 | 16:08O estado de calamidade pública é uma situação anormal, reconhecida legalmente pelo poder público, que causa danos sérios a uma comunidade. É uma crise mais grave do que o estado de emergência, pois o poder público local não consegue resolver o problema sozinho e precisa do apoio federal.
O estado de calamidade pública pode ser provocado por desastres, mudanças climáticas ou insegurança social. Quando decretado, o funcionamento das instituições públicas fica totalmente comprometido.
Em caso de calamidade pública, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) atua para proteger as populações afetadas e apoiar os entes federados.
Os municípios podem solicitar verbas para ações emergenciais que reestruturem as áreas afetadas. Por exemplo, o Saque Calamidade permite que o trabalhador saque até R$ 6.220,00 do FGTS para atender a necessidades pessoais urgentes e graves decorrentes de um desastre natural.”