18 de dezembro, de 2024 | 08:30

Acolhidos da Casa da Esperança recebem o Papai Noel e dão início às comemorações do Natal

Arquivo Pessoal
Um grupo de funcionários da Usiminas contribui de forma voluntária com o Naemc Um grupo de funcionários da Usiminas contribui de forma voluntária com o Naemc
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
O Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (NAEMC), projeto assistencial e entidade filantrópica conhecida como Casa da Esperança, em Ipatinga, inicia mais uma vez as comemorações do Natal com seus acolhidos. De forma tradicional, funcionários da Usiminas contribuem com as festividades. No dia 25 de dezembro, também haverá um almoço especial, além de se comemorar o aniversário da fundadora da casa, Maria Lúcia Valadão, chamada carinhosamente de tia Lúcia.

Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, tia Lúcia destacou que os acolhidos apreciam as visitas que recebem, especialmente em datas comemorativas. “Alguns dos nossos moradores, muito esporadicamente, saem do ambiente para ir a outros lugares. A maioria deles, quase a totalidade, não recebe visita de nenhum familiar. E o que eles mais apreciam é serem tratados de forma diferente. Em nosso lar, sabemos que procuramos dar o melhor, fazemos o que é possível para não faltar nada. Mas a visita... Ah, a visita é um presente. Eu sou convicta de que quem mais recebe é quem doa e serve, se coloca à disposição e quem dá o que tem de si. Para nós é muito importante, nos sentimos prestigiados. Nos dá a certeza de que não estamos sozinhos neste mundo. Deus encontra as pessoas certas para poder trazer até nós. E ele sabe de tudo, sabe quando nós estamos precisando de alguma coisa. O grupo da Usiminas, por exemplo, nossos acolhidos já sabem o nome deles, já são referência e viraram conhecidos”.

Jussara Justina dos Reis trabalha na Fundação São Francisco Xavier (FSFX), na área interna da usina como técnica em segurança do trabalho, e conta que a iniciativa de levar lanches mensalmente para a Casa da Esperança surgiu em 1998. “Foi por meio de um grupo de amigos que, na época, trabalhavam no setor de manutenção mecânica da usina (Antigo IPO), e tiveram a ideia de fazer um grupo de voluntários para ajudar a entidade. Após alguns anos, chegou um novo engenheiro mecânico em nosso setor, Fabrício Cristiano Barros, que ao conhecer a realidade da casa e o trabalho voluntário, deu a ideia de fazermos um lanche mensal, e se comprometeu em financiá-lo, o que faz até hoje, mesmo morando na Austrália há mais de dez anos. Atualmente, a maioria dos integrantes do nosso grupo já se aposentaram, outros mudaram de cidade, mas continuamos firmes no propósito de ajudar aos amigos e irmãos”, contou ela.

“A ideia de ter uma festa de Natal com um Papai Noel também foi do Fabrício, que, quando residia no Brasil, vestia a roupa de Papai Noel e ia na Casa da Esperança com um saco cheio de bombons e os entregava para os internos. Era uma alegria que não tem como descrever, ver os olhinhos dos acolhidos brilhando de felicidade ao ver o bom velhinho... Não temos um Papai Noel específico, mas sempre aparece um anjo amigo, que quer se fantasiar. Ressalto que por ser um trabalho voluntário, o nosso grupo está aberto a qualquer pessoa que queira participar e sentir de perto a emoção que sentimos”, convidou.

Doações
O Naemc também arrecada leite para os acolhidos por meio de uma campanha. Os interessados em doar podem levar até a sede, localizada na rua Chico Xavier, número 186, no bairro Vila Formosa, em Ipatinga. Mais informações também podem ser obtidas por meio do telefone da instituição: (31) 3826-1221.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário