
17 de dezembro, de 2024 | 16:41
Ronaldo Fenômeno anuncia interesse em se candidatar à presidência da CBF
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Segundo Ronaldo, a seleção deve voltar a ser atração e orgulho dos brasileiros

O mandato de Ednaldo Rodrigues, um ex-vice que assumiu em 2021 com o impedimento de Rogério Caboclo, só vencerá em março de 2026, mas os bastidores para a próxima eleição da CBF já esquentaram. O motivo foi o anúncio do interesse de Ronaldo Nazário, o Ronaldo Fenômeno, em presidir a entidade. O fato foi confirmado em entrevista do ex-dono do Cruzeiro e ainda proprietário do Real Valladolid-ESP ao portal Ge.
Anteriormente, Ronaldo havia desconversado, mas agora assumiu publicamente o que certamente será uma árdua missão. Afinal, a CBF está nas mãos de uma espécie de feudo desde 1999, na eleição de Ricardo Teixeira. E, desde então, não houve oposição em todas as eleições que se sucederam, mesmo com diversos presidentes afastados e impedidos de atuarem no meio do futebol (Ricardo Teixeira, Marco Polo Del Nero, José Maria Marin e Rogério Caboclo). Em acordos com as federações estaduais, que têm um peso maior nos votos do colégio eleitoral, os dirigentes se acertaram e sempre fecharam chapa única. Além destes, votam os clubes das Série A e B do Brasileirão.
Pode convocar ano que vem
Embora as eleições ainda não tenham data exata para acontecer, o atual presidente, que deverá se lançar candidato, pode convocar o processo a partir de março do ano que vem. Daí o anúncio de Ronaldo Fenômeno em iniciar conversações para viabilizar uma chapa concorrente. Fenômeno falou em tom de certeza ao dizer que em 2025 viajará ao redor do Brasil para ter reuniões e se aproximar de federações e outros possíveis parceiros na campanha. Para conseguir se candidatar, o ex-atacante, bicampeão mundial como jogador pela seleção, precisará do apoio de, pelo menos, quatro federações estaduais e de quatro clubes das séries A ou B.
Eu tenho centenas de motivações, mas a maior delas é voltar com o respeito do futebol brasileiro a nível mundial. Ouvir os ex-atletas, os verdadeiros protagonistas, vai ser importante no meu plano de gestão, trazer as lendas do futebol brasileiro de volta ao protagonismo. O meu objetivo é fazer com que a CBF seja a empresa mais amada do Brasil, declarou Ronaldo.
Questão a ser resolvida é a participação do ex-atacante como dono do Valladolid, cube espanhol. Para concorrer ao cargo, o empresário terá que vender seu negócio. E o processo já está em andamento. Na entrevista, ressaltou que desde o começo do processo eleitoral já quer estar 100% dedicado ao objetivo de chegar à presidência da CBF.
Outro objetivo é resgatar o prestígio da seleção brasileira junto ao público, atualmente em queda. Segundo ele, a seleção deve voltar a ser atração e orgulho dos brasileiros, seja jogando no Brasil ou no exterior.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]