
15 de dezembro, de 2024 | 08:02
Programa estadual castra mais de 100 animais domésticos em Coronel Fabriciano
Sofia Carvalhido
Iniciativa busca controlar a superpopulação de cães e gatos em Minas Gerais, promovendo saúde pública e bem-estar animal
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
O Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos castrou 139 animais domésticos em Coronel Fabriciano no ano de 2024. Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em um balanço das ações publicado durante a semana.
Apesar de atender a centenas de municípios em todo o estado, no Vale do Aço, apenas Coronel Fabriciano aderiu ao programa. Conforme a Semad, a iniciativa tem como objetivo controlar a superpopulação de cães e gatos em Minas Gerais, promovendo saúde pública e bem-estar animal”, e é promovida por meio de convênios e termos de fomento com municípios e organizações.
O programa oferece castrações gratuitas para animais da população de baixa renda, animais em situação de vulnerabilidade e animais tutelados por ONGs e protetores. De janeiro a novembro de 2024, foram realizadas em diversas regiões de Minas Gerais 42.876 castrações com 181 municípios beneficiados”, informa a pasta.
Os atendimentos têm apresentado grande crescimento desde 2019, quando o trabalho teve início”, observa a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho. No total, já foram feitas 227.931 castrações de cães e gatos.
Conheça Seu Amigo
Paralelo ao plano de castração, é desenvolvido o programa Conheça seu Amigo, que visa identificar, no mínimo, 10% da população de cães e gatos em Minas, por meio da microchipagem de animais de rua e da população de baixa renda, bem como animais sob tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e lares temporários. Os municípios participantes devem, em contrapartida, castrar os animais e preencher as informações no banco de dados.
Veja abaixo o quadro comparativo de castrações:
Foram microchipados e identificados no Sistema Estadual de Identificação de Animais domésticos 119.111 cães e gatos, de janeiro a outubro de 2024. Desde o lançamento do sistema de identificação, em maio de 2022, já foram microchipados e identificados mais de 191 mil cães e gatos em todo o estado.
Saúde Básica Animal
O Programa Estadual de Saúde Básica Animal oferece atendimento veterinário gratuito para cães e gatos, priorizando famílias de baixa renda. Os serviços incluem consultas, vacinação, controle de zoonoses e orientações sobre guarda responsável, promovendo a saúde animal e pública. De janeiro a novembro de 2024, foram feitos 19.438 atendimentos em diversas regiões de Minas Gerais, totalizando 72 municípios. Nenhuma cidade da região participa dessa iniciativa. (Com informações do Sisema)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Junior Lessa da Silva
15 de dezembro, 2024 | 14:37O DOÍDO É SABER QUE A CLÍNICA CREDENCIADA PARA CASTRAÇÕES ESTÁ EM NOME DA MULHER DO VETERINÁRIO DA PREFEITURA E O VETERINÁRIO DA PREFEITURA É QUEM FAZ AS CASTRAÇÕES... PODE ISSO??? NÃO SERIA UM CASO BOM DO CHICO SIMÕES VERIFICAR???”
B2@
15 de dezembro, 2024 | 11:27Tem vereador em Coronel Fabriciano dizendo ser o pai desta ação. O programa é estadual. Obrigado diário do aço por nos informar.”