13 de dezembro, de 2024 | 21:30

Praça 1º de maio é entregue revitalizada no Centro de Ipatinga

Divulgação
Praça no Centro de Ipatinga foi reformada e entregue iluminação de Natal, na noite desta sexta-feira; Nome poderá mudar de 1º de  Maio (em homenagem ao trabalhador, para homenagear o pioneiro Raimundo Anício, anuncia o prefeito Gustavo NunesPraça no Centro de Ipatinga foi reformada e entregue iluminação de Natal, na noite desta sexta-feira; Nome poderá mudar de 1º de Maio (em homenagem ao trabalhador, para homenagear o pioneiro Raimundo Anício, anuncia o prefeito Gustavo Nunes

A administração municipal de Ipatinga entregou à população, na noite desta sexta-feira (13), a obra de revitalização e modernização da Praça 1º de Maio, um marco histórico da cidade, repleto de simbolismo. O evento foi abrilhantado pelo acendimento das luzes natalinas em mais uma edição do projeto “Ipatinga Cidade Luz”.

“A entrega desta praça revitalizada demonstra, mais uma vez, o nosso compromisso com a valorização dos espaços públicos e a melhoria da qualidade de vida dos ipatinguenses”, destacou o prefeito Gustavo Nunes.

A obra, iniciada em 26 de junho deste ano, trouxe uma transformação completa à Praça 1º de Maio. O piso e os bancos foram substituídos, e o monumento central do artista plástico, Amílcar de Castro, em homenagem aos trabalhadores foi preservado, mas ganhou um toque moderno com a instalação de uma fonte interativa que não acumula água. O espaço foi projetado para ser acolhedor e tranquilo, especialmente para os trabalhadores do comércio das imediações.

O prefeito, acompanhado de autoridades, lideranças classistas, empresários, lojistas e cidadãos, ressaltou a importância do amplo programa de revitalização e modernização de praças e parques implementado pela administração municipal. “Nosso objetivo é promover espaços de convivência mais agradáveis, que unam lazer, segurança e funcionalidade”.

Praça dos Pioneiros
Como forma de homenagear aqueles que contribuíram para a formação e desenvolvimento da cidade, a administração municipal enviará à Câmara de Ipatinga um Projeto de Lei solicitando a alteração do nome da “Praça 1º de Maio” para “Praça dos Pioneiros Raimundo Anício Alves”.

Durante a solenidade, o prefeito anunciou a iniciativa e assinou simbolicamente a mensagem que será enviada ao Legislativo. “Homenagear Raimundo Anício Alves é reconhecer a trajetória de um cidadão que ajudou a construir os alicerces de nossa cidade. Sua história é um exemplo de dedicação e amor a Ipatinga, e queremos eternizar esse legado para as próximas gerações”, sintetizou.

O evento contou com a presença do advogado e empreendedor José Edélcio Drumond Alves, filho de Raimundo Anício Alves, representando as famílias pioneiras de Ipatinga, reforçando o caráter especial da cerimônia.

“Sentimos uma emoção muito grande, e ela nos traz o retrato da gratidão. Gratidão àqueles outros pioneiros da nossa cidade, ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo. Queremos dizer que o marco de relembrar pessoas que ajudaram a construir a nossa cidade é sempre um ato de gratidão e amor ao próximo”, declarou, muito emocionado.

Iluminação Natalina
A entrega da praça revitalizada foi celebrada de maneira ainda mais emocionante com o acendimento das luzes de Natal. Após uma contagem regressiva liderada pelo prefeito Gustavo Nunes, ao lado do Papai Noel, as luzes transformaram o espaço em um cenário mágico.

“A praça já estava belíssima após a revitalização, mas a iluminação natalina trouxe ainda mais vida e alegria. Começamos pela Igreja São Vicente de Paulo, no Ipaneminha, agora iluminamos essa praça no Centro e vem mais iluminação por aí. Nossa cidade está pronta para celebrar esta época tão especial do ano”, declarou o prefeito.

O Homenageado
Nascido em Antônio Dias, Raimundo Anício Alves chegou ao então Arraial de Ipatinga em 1953. Ele participou ativamente dos movimentos que culminaram na instalação da Usiminas. De seu estabelecimento comercial saíam mantimentos para a cozinha que alimentava os primeiros operários da empresa.
O prefeito Gustavo Nunes assinou simbolicamente mensagem à Câmara Municipal solicitando a alteração de denominação da 'Praça 1º de Maio' para 'Praça dos Pioneiros Raimundo Anício Alves', homenageando aqueles que contribuíram para a formação de Ipatinga. O advogado José Edélcio, filho de Raimundo Aníncio, acompanhou o ato simbólico.O prefeito Gustavo Nunes assinou simbolicamente mensagem à Câmara Municipal solicitando a alteração de denominação da 'Praça 1º de Maio' para 'Praça dos Pioneiros Raimundo Anício Alves', homenageando aqueles que contribuíram para a formação de Ipatinga. O advogado José Edélcio, filho de Raimundo Aníncio, acompanhou o ato simbólico.

Raimundo Anício também contribuiu para a emancipação de Ipatinga. Ele foi vereador não remunerado entre 1962 e 1964 e ajudou na conquista da primeira escola municipal, além de atuar na sua construção. Participou das primeiras reuniões da Comissão de Emancipação e da Sociedade Amigos de Ipatinga, organizações que lideraram o processo de criação do município em abril de 1964.

Nota Premiada
Encerrando a noite de celebrações, a Prefeitura realizou a entrega de prêmios da 4ª edição do Programa de Educação Fiscal Nota Premiada 2024. Foram distribuídos 26 prêmios em dinheiro, no valor de R$ 1.000 cada, dez bicicletas aro 29 e um carro zero quilômetro.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Aline

17 de dezembro, 2024 | 06:30

“A troca do nome fere a honra doa moradores e trabalhadores que construíram e constroem esta cidade. Deixa de ser uma homenagem para e passa a ser um privilégio da elite da cidade. Ansio é seu filho sempre foi da classe privilegiada assim como nosso Prefeito.”

Marina Martins

15 de dezembro, 2024 | 06:31

“Esse prefeito, pela sua imaturidade não tem ideia do que representou os trabalhadores para essa cidade, para essa região, mas o José Edélcio, pelo seu conhecimento e história, deveria agradecer e dispensar a troca de nome da praça para homenagear o seu honrado pai.”

B2@

14 de dezembro, 2024 | 22:08

“O nome da praça é 1o de Maio, tal como está descrito no título da matéria. O senhor prefeito entenderá o valor histórico deste nome para os moradores de Ipatinga. De uma forma ou de outra ele entenderá.”

Vando

14 de dezembro, 2024 | 17:41

“Mal feito, mal acabado. Acabamento muito mau feito.”

Marcelo Costa

14 de dezembro, 2024 | 16:10

“Juro que queria entender o que essa gente da pseudo direita tem contra os trabalhadores. Por que tirar a homenagem aos que colocaram a mão na massa, ao chão de fábrica, ao peão, para dar nome em homenagem a um rico?”

Cidadão Pagador de Impostos

14 de dezembro, 2024 | 15:41

“Esse prefeito não tem o que fazer não? Mudar nome de praça, tirar a homenagem aos trabalhadores e colcoar nome de um "pioneiro". Respeito a história do sr. Raimundo Anício, do filho, Dr. Zé Edélcio, mas para por aí. Sou contra a mudança do nome. Que homenageie o pioneiro com outras vias que vierem a ser construídas. Alias, Ipatinga está precisando muito de alternativas viárias.”

Travesseiro

14 de dezembro, 2024 | 15:37

“Gostei também...tem até uma graminha macia, que fica mais no alto, evitando que o morador de rua durma no nível do chão”

Edmilson

14 de dezembro, 2024 | 14:45

“Gostaria de ver uma festa dessa para revitalização da UPA do Canaã, local é uma vergonha para cidade, os pacientes estão, literalmente cozinhado ao banho Maria, por falta de ar condicionado ou um simples ventilador. Saúde em Ipatinga largada as traças e poder público investindo em reforma de pracinhas e iluminação de Natal.”

Sabonete

14 de dezembro, 2024 | 12:32

“Gostei!....Tem até local de banho para os moradores de rua.”

Rodrigo

14 de dezembro, 2024 | 07:57

“Como pode uma reforma de uma praia demorar seis meses? Com esse tempo todo gasto,prevejo que até o final de 2025 as outras praças devem ser entregues. Agora, senão houver uma fiscalização durante o dia todo,essa praça com chafariz vai parar nas páginas policiais com relação as pessoas que usam aquele espaço.”

Envie seu Comentário