11 de dezembro, de 2024 | 08:20
Dia Nacional da Apae destaca a importância da instituição em Ipatinga
Nesta quarta-feira (11) comemora-se o Dia Nacional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e, neste ano, a instituição de Ipatinga comemorou 50 anos. Localizada na avenida 26 de Outubro, no bairro Bela Vista, a Apae Ipatinga tem como público-alvo pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, pessoas com autismo e seus respectivos familiares.
Como uma organização da sociedade civil, atua nas áreas da assistência social, educação, saúde, prevenção, defesa e garantia de direitos. A associação não possui fins lucrativos e busca promover, de forma inclusiva, o esporte, a cultura e o lazer das pessoas acolhidas.
Diretora institucional da Apae de Ipatinga, Eliete Silva Félix, detalha em entrevista ao Diário do Aço, a importância da instituição: a inexistência da Apae só causaria mais isolamento social e vulnerabilidades. Pois é justamente contra isso que lutamos”.
Para ter acesso aos serviços oferecidos pela associação, é necessário entrar em contato com a diretoria da escola, com laudo médico que comprove a deficiência, assim como outros documentos como identidade. Em seguida, ao fazer a inscrição, os pais ou responsáveis devem sinalizar a área para a qual desejam atendimento. Após isso, é agendada pela equipe da instituição uma avaliação multidimensional para verificar qual a melhor oferta para estas pessoas e a disponibilidade de vagas na instituição”, explica Eliete.
A diretora aborda também o preconceito que muitas pessoas têm com a Apae, destacando que a instituição vê pessoas e não meros diagnósticos ou rótulos”: Infelizmente, são inúmeras as barreiras que impedem a verdadeira inclusão e, dentre estas, as que causam maior impacto são as atitudes que prejudicam a participação social das pessoas com Deficiência Intelectual e Múltiplas em igualmente de condições e oportunidades com as demais pessoas. Sendo assim, por acolher aqueles que, muitas vezes, a sociedade rejeita, a Apae é vista como uma entidade segregadora, o que é um erro. A falta de conhecimento dos serviços ofertados pela instituição perpetua estes preconceitos e pensamentos errôneos”.
Eliete ressalta o lema da Apae Ipatinga, que é "Nada sobre nós... Sem nós", e finaliza, reafirmando que para verdadeiramente incluir é preciso acolher, conhecer, conviver... E para conviver é preciso respeitar e muito amar”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















