10 de dezembro, de 2024 | 15:00
Igreja São Vicente de Paulo é entregue restaurada e iluminada em celebração natalina no Ipaneminha
Débora
Construída há 70 anos em pau-a-pique e tombada como um dos primeiros patrimônios históricos do município, a igreja foi devolvida à população restaurada e iluminada
Construída há 70 anos em pau-a-pique e tombada como um dos primeiros patrimônios históricos do município, a igreja foi devolvida à população restaurada e iluminadaA comunidade do Ipaneminha, na área rural de Ipatinga, recebeu no fim de semana a Igreja São Vicente de Paulo devidamente restaurada. Construída há 70 anos em pau-a-pique e tombada como um dos primeiros patrimônios históricos do município, a igreja foi devolvida à população em uma cerimônia que resgatou o espírito natalino e reafirmou o compromisso da administração municipal de Ipatinga com a preservação de suas origens e valorização da cultura local.
A celebração contou com a tradicional Cantata de Natal apresentada pelo coral da Escola Municipal Professor Mário Casassanta, com participação de alunos da Educação Básica ao Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Escola de Canto e Música Tenente Oswaldo Machado (TOM). A performance incluiu canções que exaltaram o verdadeiro significado do Natal, culminando em uma emocionante encenação do nascimento de Jesus.
Um dos pontos altos do evento foi a entrega simbólica das chaves do bem preservado aos representantes da comunidade o presidente da Associação Comunitária do Ipaneminha e Periferia (ACIP), Eustáquio Emílio Pereira, o Taquinho, e a zeladora da igreja, Maria Helena Gonçalves Bragança , um gesto que marcou a conclusão de um processo cuidadoso de restauração, incluindo reparos estruturais, pintura e a recuperação de elementos originais da construção.
Divulgação
A celebração contou com a tradicional Cantata de Natal apresentada pelo coral da Escola Municipal Professor Mário Casassanta, com participação de alunos da Educação Básica ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e da Escola de Canto e Música Tenente Oswaldo Machado (TOM)
A celebração contou com a tradicional Cantata de Natal apresentada pelo coral da Escola Municipal Professor Mário Casassanta, com participação de alunos da Educação Básica ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e da Escola de Canto e Música Tenente Oswaldo Machado (TOM)Símbolo de identidade
Secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira destacou o significado da restauração da igreja. "A entrega da Igreja São Vicente de Paulo é um marco para Ipatinga. Não se trata apenas de restaurar um prédio, mas de devolver à comunidade um símbolo de fé, união e identidade. Cada detalhe foi pensado para preservar a essência dessa construção, que atravessa gerações e carrega em suas paredes a história do Ipaneminha", destacou.
Eustáquio Emílio Pereira, o Taquinho, expressou sua emoção: "Essa igreja é parte da nossa vida. É onde nossos avós rezaram, onde celebramos casamentos e batizados. Vê-la restaurada com tanto cuidado é como reviver todas essas memórias. Agora temos o compromisso de cuidar para que continue assim para nossos filhos e netos", afirmou.
Para os alunos que participaram da Cantata e da encenação, foi incrível a experiência de fazer parte desse momento histórico em Ipatinga. Depois de muitos ensaios, eles sentiram a emoção de cantar e representar o nascimento de Jesus perto dessa igreja tão especial.
Iluminação
A igreja do Ipaneminha também recebeu uma iluminação especial, por meio de uma parceria do município de Ipatinga com uma empresa privada, do ramo de energia solar com sede em Ipatinga, que fez adesão ao Edital de Chamamento Público nº 09/2024, publicado em 7 de novembro de 2024 no Diário Oficial Eletrônico de Ipatinga.
A decoração do patrimônio público no Ipaneminha marca o início de mais uma edição do Ipatinga Cidade Luz”, que desde 2021 tem iluminado diversos pontos do município, movimentando a época natalina no Vale do Aço. Entre os espaços públicos que serão iluminados em 2024 estão o Parque Ipanema, a rotatória do bairro Cidade Nobre, em frente à Prefeitura, e a Praça 1° de Maio (Centro).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]




















Gildázio Garcia Vitor
11 de dezembro, 2024 | 11:06Apesar de não ter religião, por questões político-filosóficas, e não apoiar a maior parte das ações da atual administração municipal, tenho a obrigação de parabenizar e agradecer por esta reforma da Igreja São Vicente de Paulo. Portanto, PARABÉNS e MUITO OBRIGADO! Em meu nome e pela História e pelos Historiadores.”