10 de dezembro, de 2024 | 11:32

Hemorragia não prejudica função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado e, precaução, Lula ficará internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês (SP), por 48 horas

Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil
Divulgação
Por precaução, ele ficará internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por 48 horas.Por precaução, ele ficará internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por 48 horas.

A hemorragia intracraniana detectada no presidente Luiz Inácio Lula da Silva não comprometeu qualquer função cerebral. A expectativa da equipe médica - liderada por Roberto Kalil - é de que Lula retome as atividades na semana que vem. Por precaução, ele ficará internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por 48 horas.

Ainda segundo os médicos, o procedimento pelo qual o presidente passou, conforme já noticiado, inclui uma pequena perfuração no crânio, entre duas lâminas da meninge, seguida da colocação de um dreno por onde sairá o sangue acumulado no local.

O médico Roberto Kalil disse, ainda, que os orifícios feitos no crânio são pequenos, seguindo um procedimento padrão que terá cicatrização espontânea, sem necessidade de intervenção futura. O presidente Lula encontra-se lúcido e acordado, acompanhado apenas da primeira-dama Janja da Silva.

O termo técnico para esse procedimento é trepanação. Kalil informou que o paciente reagiu bem ao procedimento e está se alimentando e se comunicando bem.

Sem sequela
“O presidente não terá sequela e não há risco de complicações porque o hematoma estava localizado entre o osso cranial e o cérebro. Ele não tem machucado no cérebro. Esse procedimento é para evitar que o hematoma comprima o cérebro. O hematoma, que fica entre duas folhas da meninge, foi totalmente drenado. O mais importante é que ele não teve trauma no cérebro”, disse Kalil durante entrevista coletiva no Hospital Sírio-Libanês.

Segundo a equipe médica, o presidente da República apresentou, durante a última madrugada, um mal-estar similar a um quadro gripal, seguido de dor de cabeça. Ele foi enviado à unidade do Sírio Libanês, em Brasília.

“Como teve a queda, fizemos de imediato todos os exames [tomografia e ressonância magnética]”, disse Kalil. Lula foi então encaminhado para a unidade do mesmo hospital em São Paulo, onde encontra-se internado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

B2@

11 de dezembro, 2024 | 06:32

“? claro que não. Eles tem plano de saúde vitalício pagos pelo contribuinte. Os Congressostas após 180 dias no cargo depois de diplomados gozem desta mamata, digas-se mais uma. São 513 deputados mais 81 senadores. Enquanto isso, discutimos quem é melhor, direita ou esquerda. Quem tem este tipo de benefício?”

Viva o Sus

10 de dezembro, 2024 | 17:39

“Estranho o presidente não usar o tão eficaz Sistema Único de Saúde. O que será que houve? Não tinha vaga na UPA de Brasília e trouxeram ele de jatinho pro Sirio?”

Afonso

10 de dezembro, 2024 | 17:38

“Os defensores do deus, pátria e família, como o Sr. (?) Donato, desejam a morte dos outros, gostam de armas e vivem espumando ódio pelas narinas. É uma piada pronta.”

Gildázio Garcia Vitor

10 de dezembro, 2024 | 16:17

“Sr. Donato, sou Comunista e, consequentemente, Ateu, mas não tenho como inimigo, que deveria morrer, nenhum adversário politico das Direitas, nem o Bolsonaro, que é uma defensor da Ditadura Militar (1964-1985) e suas atrocidades cometidas contra o povo brasileiro. Na verdade, sou é um grande admirador de alguns, como, por exemplo, José Guilherme Merquior e Delfim Neto.”

Cidadão

10 de dezembro, 2024 | 11:52

“Não se preocupe, Helena, são as viúvas do bozó desabafando, descarregando suas más energias nos comentários. Estão cheias de ódio porque não conseguiram dar um golpe na nossa democracia. Isso passa. Tenha fé.”

Donato

10 de dezembro, 2024 | 11:46

“Tomara que saia de lá direto para o cemitério ...”

Maria Helena Hott

10 de dezembro, 2024 | 11:44

“As redes sociais viraram um esgoto. Agora na hora do almoço fui abrir o X e o Insta enquanto descanso do almoço e deparei-me com várias pessoas desejando a morte do presidente. Não gosto do Lula, acho que seu tempo já passou, precisamos de outra mentalidade no governo, mas jamais vou desejar a morte de alguém, por doença, por acidente ou por sofrimento. Que gente desumana é essa, que habita a internet?”

Envie seu Comentário