10 de dezembro, de 2024 | 08:30
No Dia do Palhaço, filho conta como conheceu o pai em apresentação de circo
O amor pelo circo uniu Renan Augusto e José Rodrigues, que já chegaram até mesmo a trabalhar na dupla Risadinha e Gargalhada”
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do AçoNo dia 10 de dezembro é comemorado o Dia Universal do Palhaço. Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, Renan Augusto de Almeida, o palhaço Gargalhada, de 36 anos, morador do bairro Forquilha, em Ipatinga, contou como conheceu o pai, o palhaço Risadinha, durante uma apresentação circense em uma creche, aos seis anos de idade.
Renan começou a trabalhar com o pai, José Rodrigues de Souza, de 56 anos, aos nove anos, e hoje faz shows de circo em teatros, eventos corporativos, escolas e festas infantis. Atualmente, tem uma carreira solo com o show Gargalhada O Mágico”, mas trabalhou por mais de 20 anos como dupla Risadinha e Gargalhada”. Devido a alguns problemas familiares, até os meus seis anos, eu não tinha sido apresentado ao meu pai, mas minha mãe me deixava na creche para ir trabalhar, e, coincidentemente, meu pai (palhaço Risadinha) ia vez ou outra fazer suas apresentações lá, e eu ficava encantado com ele. Foi aí que minha mãe, ao ver que eu só falava no Risadinha quando chegava em casa, resolveu me apresentar a ele, e foi amor à primeira vista”.
Na época, ele tinha um grupo chamado Grupo Circo da Alegria, e quem fazia a dupla com ele, sendo o palhaço Gargalhada, era um primo meu. Como ele não tinha um mágico no grupo, eu entrei para ser e deu muito certo. Ele me ensaiou, minha tia é costureira e fez meu figurino, e eu comecei a trabalhar profissionalmente nos eventos, e fazíamos muitos shows naquela época. Com o passar do tempo, o meu primo resolveu ir para Portugal e eu assumi o personagem Gargalhada, e dali eu mesmo fazia as mágicas nos shows de palhaço. Trabalhamos por muitos anos como dupla Risadinha & Gargalhada, Pai e Filho a Serviço da Alegria. Fizemos juntos vários espetáculos, como Os Patetas em 2011, e As Trabalhadas de Risadinha e Gargalhada em 2013. Participamos de vários eventos e festivais de teatro na região", acrescentou.
Arquivo Pessoal
Renan conheceu seu pai, José, aos seis anos de idade, em uma apresentação de circo na creche

Ele também relatou que hoje estou circulando há mais de seis anos com meu show solo. Em 2018, quando meu pai ainda trabalhava em CLT, eu senti a necessidade de montar esse trabalho solo, pois havia muito chamado para fazer apresentações em aniversários. E como meu pai estava sempre no trabalho fichado, não dava para fazê-los. Meu pai entendeu naturalmente e também me apoiou muito na nova fase, e vez ou outra a gente ainda se junta, como foi no 18º Encontro de Palhaços, que ocorreu neste último domingo (8), no Parque Ipanema. No mês das crianças também fazemos alguns shows pela região. Ou seja, cada um hoje está trabalhando separadamente, mas o amor ao circo que nos uniu, e o amor de pai e filho jamais irá se separar”.
Magia do circo
Gargalhada não atua somente no Vale do Aço, mas também em todo o estado, com show de circo lúdico e interativo, com números de palhaçaria, brincadeiras, malabares e muita mágica. Em agosto, foi ao Rio de Janeiro se apresentar com Rodrigo Teaser, cover oficial de Michael Jackson. Em 2018, Renan ainda participou, junto a seu pai, do Encontro com Fátima Bernardes, em uma edição que comemorava o Dia dos Pais.
Arquivo Pessoal
A dupla já participou do Encontro com Fátima Bernardes, em uma edição que comemorava o Dia dos Pais

Ele pontuou a importância da valorização da magia das apresentações. Comumente se vende uma ideia de que shows circenses são somente para crianças, mas os adultos também amam e se divertem, além de recordarem quando iam ao circo, encantados com as mágicas e com todo o universo. A importância de artistas de circo na região é de um ganho cultural para o Vale do Aço, de um conhecimento artístico muito grande, em que nos propomos sempre levar a todo o público um espetáculo bem-feito, com muita qualidade e bem diversificado, respeitando a cultura tradicional circense. E a alegria das pessoas é simplesmente a consequência de todo o trabalho executado”, concluiu.
A próxima apresentação do palhaço Gargalhada será no dia 20 de dezembro, sexta-feira, com um especial de Natal aberto ao público, na Villa Urbana Food Park, situada na avenida Carlos Chagas, número 945, no bairro Cidade Nobre. O espetáculo está marcado para às 20h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]