09 de dezembro, de 2024 | 15:19
Familiares e amigos despedem-se de Dona Lilá
Divulgação
Dona Lilá atuou de forma importante na construção da educação de qualidade em Ipatinga e no estado de Minas Gerais
Familiares e amigos despedem-se nesta segunda-feira (9), de Edwiges Selim de Salles Bicalho, a Dona Lilá, que faleceu aos 97 anos. O velório ocorreu no Funeral Hall, no Novo Centro de Ipatinga e o sepultamento feito às 17h, no Cemitério Parque Senhora da Paz, no Veneza II, em Ipatinga.Dona Lilá atuou de forma importante na construção da educação de qualidade em Ipatinga e no estado de Minas Gerais
Dona Lilá era filha dos pioneiros Selim José de Sales e Canuta Rosa, e irmã do ex-prefeito de Ipatinga por três mandatos, Jamill Selim de Sales. O pesquisador e escritor José Augusto de Moraes, colunista do Diário do Aço, ressalta que Dona Lilá era uma das pioneiras da área da educação.
Atuou como educadora nas redes estadual, municipal e particular de ensino, foi orientadora educacional e vocacional, diretora, inspetora e ocupou o cargo de Superintendente Regional de Ensino. Dona Lilá também foi presidente da Comissão dos Pioneiros de Ipatinga” (de 1998 a 2004) e promoveu encontros festivos objetivando a integração social e o resgate das tradições culturais do município.
Há pouco mais de um mês, morreu também o filho dela, Rilson de Sales Bicalho, conforme noticiado pelo Diário do Aço.
Vida dedicada à educação
"Preocupei-me com a formação integral do educando: uma educação voltada para a sua autorrealização e o exercício consciente da cidadania, por intermédio do desenvolvimento de suas potencialidades e motivação para o trabalho. Tal objetivo fez com que eu incentivasse as equipes pedagógicas (das quais participei ou coordenei) a apoiar e incentivar não apenas as atividades em sala de aula, mas também os programas extracurriculares, que envolviam comemorações cívicas, sociais e culturais. Tais atividades colocavam o aluno como centro e promoviam a sua interação com a escola, a família e a comunidade”, afirmou em entrevista para o livro Ipatinga Cidade Jardim.Dentre as atividades extraclasses apoiei os jogos escolares municipais e estaduais, a iniciação teatral no bairro Bom Jardim e os festivais de música, como os festivais da Canção Popular do Bom Jardim e o Festival da Canção do Colégio Assedipa (Fecasse). Incentivei a criação do Centro Acadêmico do Colégio John Wesley e participei das Jornadas Pedagógicas” no âmbito municipal e estadual, nas quais se buscava troca de experiência para melhoria da qualidade de ensino", detalhou.
Dona Lilá foi agraciada com a Medalha de Honra de Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais” no ano de 2007 e recebeu o título de Cidadã Honorária de Ipatinga” no ano de 2008.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
José Geraldo Nunes
10 de dezembro, 2024 | 14:37Amorosa, simpática , super agradável e inteligente dona Lilá , maravilhosa dona Edwiges, pela fervorosa fé que dona Lilá processava, ele esta no reino da luz, junto ao Eterno Paí !!”
Marcio Celso Laia
10 de dezembro, 2024 | 13:38Minha mãe, Zilda Gonçalves de Matos Laia queria ter ido se despedir de D. Lila, mas TB não está bem ???”
Waglandia Gonçalves de Oliveira Fernandes
10 de dezembro, 2024 | 07:23Meus sentimentos a todos amigos e familiares! Tanto a Dona Lilá quanto ao Rilson, sempre foram muito atenciosos com todos no Colégio John Wesley, onde tenho muito orgulho em dizer que estudei e me formei! ??????”
Juarez Antônio da Costa
09 de dezembro, 2024 | 22:12Minha querida professora e diretora da escola Albertino Ferreira Drummond de sua cidade Natal SANTANA DO PARAÍSO. Foi um grande exemplo como mãe e educadora. Deixa saudades e um legado incomparável.”
Geraldo
09 de dezembro, 2024 | 21:45Uma pena. Talvez a falta do filho tenha pesado.”
Célio Cunha
09 de dezembro, 2024 | 20:54Caro redator;
Hoje nos despedimos de Dona Edwiges, carinhosamente conhecida como Dona Lilá. Falar dela é sempre uma alegria, por seu olhar carinhoso e seu jeito único de acolher a todos.
Recordo com afeto os tempos do movimento estudantil, quando fui recebido por ela e Rilson no Colégio John Wesley. São momentos que refletem sua generosidade e dedicação ao bem-estar coletivo.
Sua partida deixa uma saudade profunda e um legado de amor e compromisso.
Mesmo com a tristeza de sua partida, os exemplos que ela deixou continuam vivos, inspirando a forma como devemos tratar uns aos outros. Que a memória de Dona Lilá traga conforto e que sua luz continue a brilhar em nossos corações.”
Joao
09 de dezembro, 2024 | 18:07Meus sentimentos a família Dona Lila, estudei colégio John Wesley, sempre doce e amável, uma Dama, ela é seu saudoso filho Rilson, fazem parte da minha memória afetiva boa, da época do colegial, minhas orações e que DEUS os acolha no Céu.”
Gildázio Garcia Vitor
09 de dezembro, 2024 | 15:49Conheci Dona Lilá nas greves, muito longas, por sinal, que fizemos nas décadas de 1980 e 1990, ela como Delegada de Ensino -ainda não se empregava Superintendente-, e eu como grevista. Sempre foi muito simpática e educada comigo, mesmo estando a serviço de Governadores que não eram eleitos pelos votos dos Cidadãos.
Uma grande perda para a comunidade do Vale do Aço, principalmente aquela ligada à Educação.”