06 de dezembro, de 2024 | 14:58
Atlético chega à rodada final do Brasileirão com chance de rebaixamento
Pedro Souza/Atlético
Depois de dois vice campeonatos no ano, o Galo chega à rodada final brigando contra a degola
Depois de dois vice campeonatos no ano, o Galo chega à rodada final brigando contra a degola
O pesadelo vivido pelo Atlético nas últimas semanas ainda não chegou ao fim. Depois de ser vice da Copa do Brasil, vice da Libertadores e sem chance de disputar o maior torneio continental no próximo ano, o time chega à 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro com possibilidades reais de rebaixamento.
Embora tenha feito uma temporada irregular no certame, o Atlético sempre figurou no meio da tabela, mas na reta final caiu vertiginosamente pelos péssimos resultados e também pela melhora dos times debaixo da tabela, que deram uma arrancada final para sair do risco da degola.
Na última rodada, que será disputada a partir das 16h de domingo (8), têm chances de rebaixamento, além do Galo: Red Bull Bragantino, que vai encarar o já rebaixado Criciúma no interior paulista; o Athletico-PR, que enfrenta o Galo na Arena MRV e o Fluminense, que vai a São Paulo duelar com o Palmeiras, que ainda luta pelo título, embora um simples empate do Botafogo com o São Paulo no Nilton Santos garanta taça ao carioca.
Ainda que o Atlético seja a equipe com menos chances de disputar a Série B ano que vem, 3,8% de acordo com o departamento de matemática da UFMG, e dependa apenas de si para escapar, o risco ainda existe.
Na situação em que o Galo se colocou, 14ª colocação com 44 pontos, ele precisa de um empate diante do Furacão para escapar da degol. Se perder, precisa torcer para o Bragantino não vencer seu jogo e para o Fluminense ser derrotado.
Cenários
Para o Bragantino se safar, precisa vencer o Criciúma, qualquer resultado diferente rebaixa o time paulista. O Furacão precisa vencer o Galo para não depender de outros resultados, caso contrário, precisa torcer para o Fluminense perder para o Palmeiras ou que o Bragantino empate com o Criciúma, em caso de derrota, precisa torcer para o Bragantino não vencer.
Já para o Fluminense se safar sem depender de mais ninguém, necessita apenas empatar com o Palmeiras. Caso contrário, tem que torcer para o Bragantino não vencer ou para o Athletico-PR não pontuar.
Pesa contra o Galo o fato de ser o pior time das últimas rodadas em relação a todos que brigam contra a degola. Nas últimas nove partidas, empatou quatro vezes e perdeu cinco.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gildázio Garcia Vitor
06 de dezembro, 2024 | 23:48Adorei o título da reportagem! Uma chance negativa.”