06 de dezembro, de 2024 | 09:30

Mulher que se recusou a ceder lugar em avião para criança vira celebridade da noite pro dia

Reprodução de vídeo
Vídeo era para constrangê-la, mas ela virou celebridade: Jovem já tem mais de 1,4 milhão de seguidores nas mídias sociais em meio a grande debate sobre a falta de limites de alguns pais em relação às criançasVídeo era para constrangê-la, mas ela virou celebridade: Jovem já tem mais de 1,4 milhão de seguidores nas mídias sociais em meio a grande debate sobre a falta de limites de alguns pais em relação às crianças

A passageira Jeniffer Castro se tornou o foco de um debate sem fim nas mídias sociais esta semana depois de recusar a ceder seu lugar na janela de um avião para uma criança durante um voo nesta quinta-feira (5). O episódio, registrado por uma mulher, em um vídeo, gerou uma enxurrada de reações nas mídias sociais. A jovem saiu do anonimato para mais de 1,4 milhão de seguidores em seu perfil no Instagram, até as 10h40 desta sexta-feira. Ela conquistou 100 mil seguidores entre 09h40 e 10h40.

Todos querem saber quem é a “diva do avião”, que manteve a serenidade mesmo com a decisão da mulher em gravar o rosto dela durante o episódio, citando no áudio que ela não tinha empatia pela criança. Formada em Administração pela Universidade de Nova Serrana, em Minas Gerais, Jeniffer trabalha há três anos como bancária no Bradesco. Inicialmente foi divulgado que a mãe da criança gravou o vídeo. Também foi divulgado que a filha é quem tinha gravado o vídeo e, finalmente foi constatado que quem realmente gravou o vídeo foi outra passageira, que nada tinha a ver com o caso e a filha da passageira postou nas mídias sociais, gerando toda a situação.

A atitude dividiu opiniões, rendeu elogios de centenas de milhares de internautas, que passaram a segui-la nas mídias sociais. Muitos defenderam sua postura, enfatizando que, por ter pago pelo assento, a "diva do avião" não tinha qualquer obrigação de cedê-lo, mesmo diante das provocações da mãe da criança.

O momento polêmico viralizou nas mídias sociais e teve o efeito contrário ao que a autora do vídeo pretendia. Em vez de ser massacrada, a jovem passou a ser apoiada. O problema é que a criança queria especificamente o assento da mulher no avião, apesar de sua família também estar em um lugar que tinha janela.

“Ele (a criança) estava chorando, porque queria o meu assento. A família tinha assento na janela, mas ele queria o meu e eu não troquei“, explicou a vítima. Ela também afirmou em entrevista que o caso já é tratado juridicamente. A exposição, apesar de ter lher rendido seguidores, gerou constrangimento pessoal, gerou risco de tumulto no avião e agora a vítima teve por sua segurança.

"Estou gravando a sua cara porque você não tem empatia com as pessoas", diz a voz no vídeo. E completa: "Isso é repugnante, no século 21, não ter empatia com uma criança. Se fosse com um adulto, tudo bem, agora com criança é demais".
Reprodução
Advogados alertam que a lei está ao lado da jovem mulher e que ao pagar pelo assento ela tinha direito de permanecer nele; também alertam que a mãe cometeu infração grave ao filmar e expor a vítima Advogados alertam que a lei está ao lado da jovem mulher e que ao pagar pelo assento ela tinha direito de permanecer nele; também alertam que a mãe cometeu infração grave ao filmar e expor a vítima

Manteve a sernidade do começo ao fim
A intenção da mulher que fez a gravação era, inicialmente, constranger a mulher que não quis ceder seu lugar para o menino de três anos. Jeniffer, no entanto, procura não se envolver na discussão e mantém, em grande parte da gravação, os olhos fechados, com fones no ouvido. “Como você consegue manter a calma? Com quem você faz terapia?”, indaga de forma bem-humorada uma internauta.

Diversos usuários saíram em defesa de Jeniffer, alegando que a mãe agiu de maneira errada ao querer exigir que ela trocasse de assento e ainda exposto sua imagem, sem sua permissão, nas mídias sociais.

O que diz a lei?
Advogados que entraram no debate afirmam que a lei está ao lado da jovem. Conforme explicam, desde 2016 o assento do avião virou um “acessório” e as companhias aéreas passaram a cobrar para que as pessoas escolham onde querem se sentar (quem não quer pagar vai em um assento aleatório escolhido pela companhia aérea). Entretanto, se o cliente paga ele passa a ter direitos. A mudança de lugar de um passageiro só pode ser exigida se a tripulação entender que, por segurança do voo, há necessidade de fazer um balanceamento da aeronave. (Com informações da CNN Brasil e Jornal Metrópoles)




Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

07 de dezembro, 2024 | 17:52

“Com exceção de apenas um, os comentários estão excelentes, de "Alecrins dourados" a "THE WALL do PINK FLOYD".
O do Sr. Em Prol Das Crianças, é genial, melhor que um Antônio Prata, quase um Mário Prata, o pai do Antônio. Parabéns!”

Em Prol das Crianças

07 de dezembro, 2024 | 09:22

“A moça teria que ter levantado e cedido o lugar, precisamos criar os filhos fazendo todas as vontades. Acho inclusive que todas as poltronas nas janelas dos aviões deveriam ser destinadas às crianças. E no embarque embarcariam primeiro as crianças, sentariam nas janelinhas e depois embarcariam os adultos. Além disto, as crianças deveriam ser servidas nos vôos com batata frita e sorvete. E em todas as poltronas da janela deveriam ter play station para os pequenos poderem jogar. E deveria tocar a musica THE WALL do PINK FLOYD... WE DON'T NEED EDUCATION, WE DON'T NEED THROW CONTROL... HEY 'ADULTS' LEAVE KIDS ALONE.”

Leoncio Simoes

07 de dezembro, 2024 | 09:07

“Me assusta o Mundo moderno,Politicos que agridem os outros sao eleitos, vereadores, prefeitos, I ate presidentes, eu ja cansei de trocar de lugares com outras pessoas em aviao, onibus, (mas e a opçao da pessoa se quiser trocar)a moça esta no direito dela, Mas o assunto se tornou muito grande, I vejo pessooas acusando a Mae da criança, (acho que nao foi ela que gravou)me parece que foi otra passageira, )mas acho muito estranho uma criança que so queria ficar perto da avô, mas nao estou aqui pra julgar ninguem, isto e trabalho da justiça.”

Justo

06 de dezembro, 2024 | 20:54

“Não tem nem o que discutir, tem processar a família pela exposição.”

Justo e Correto

06 de dezembro, 2024 | 13:21

“Bom se ela pagou pelo acento e segue correta ela não tem obrigação de ceder assento para ninguém se a mãe da criança quer a janela pagasse por acento na janela a moça está corretíssima e no seu direito de cidadã se ela pagou pelo acento é dela até seu destino parabéns a ela por tomar essa atitude e não temer a videozinho nenhum tem muita gente que usa crianças para se dar bem por seu próprio interesse parabéns a moça corretíssima.”

Rafael

06 de dezembro, 2024 | 13:20

“Pensava que só rico viajava de avião, agora vir pobre também viaja.”

Carlos

06 de dezembro, 2024 | 12:50

“Quando eu vi o vídeo pela primeira vez, cheguei a ficar com pena da mãe que enfrentou essa situação. No entanto, com o avanço das informações sobre o caso e ao descobrir que a criança tinha sim um outro assento de janela, mas queria o assento da mulher, mudei totalmente a minha opinião. Parabéns a essa moça que se manteve firme, serena e enfrentou a tentativa de cancelamento com muita classe. Precisamos parar com essa sociedade que só passa a mão na cabeça das crianças. Elas estão crescendo sem nenhum tipo de respeito e acreditando que tudo podem. A continuar neste caminho, esse menino aí é um futuro agressor de professora em sala de aula.”

Deividy Gonçalves dos Santos Alvares

06 de dezembro, 2024 | 11:05

“Certíssima ela,

Os pais precisam ter domínio dos filhos quando crianças e têm que aprender a respeita-los.

Quem respeita os pais, respeita qualquer individuo em quaisquer circunstancias,

"Comprei a poltrona X e vou viajar aqui, você que eduque seu alecrim dourado"”

Maria Geralda

06 de dezembro, 2024 | 10:48

“Eu comentei na gravação do Instagram, pois achei um absurdo, uma mãe querer fazer as vontades de uma criança mimada, expondo outra pessoa que não tem nada a ver com a falta de limites da criança. Tenho até medo de passar perto dessas crianças que os próprios pais que deveriam educa-los acabam protegendo e fazendo as vontades da criança a todos custo. Certíssima estava a passageira, pagou pelo lugar, se a família tinha janela disponível pq a criança queria aquele lugar. Quando a gente compra passagem tem a opção de pagar e escolher o assento, de não quiser pagar os assentos dão disponibilizados aleatoriamente. Apesar de que eu já fiz check in várias vezes 2 dias antes do embarque e ainda é possível escolher dentre os lugares disponíveis. Para a mãe deixou um recado, cuide e eduque sua criança, senão você vai ter muitas problemas pela frente. Você deveria ter ensinado a ela que cada um ali tem o seu lugar. Se é que a criança pagou por algum lugar né , pq dependendo da idade nem deve ter pago. Pq a mãe expõe apenas a passageira, pq não filmou o filho fazendo birra e ela também não apareceu. Minha filha, tá acostumada a ver postagens ganhando proporções enormes, só que nessa você perdeu, está totalmente errada. Cuidado com sua criança em casa, ela pode querer te bater e você achar bonitinho.”

Angela Maria do Carmo

06 de dezembro, 2024 | 10:47

“Nos dias de hoje,os pais não mais educa os filhos com educação e limites,acho até que eles mesmo não tem,por isso agem assim. É constrangedor até para quem esta perto ver uma sena dessa, quem deixa filho fazer o que quiser apanha deles mais tarde.. É preciso respeitar os outros,para evitar constrangimento,pois quem ficou constrangida foi ele que não tem educação.”

Falo Mesmo

06 de dezembro, 2024 | 10:24

“'Alecrins dourados", precisamos falar sobre eles. Já repararam que há alguns anos não nascem mais "filhos". Todos agora são 'principes' e 'princesas', criados como sem fossem joias raras. Ocorre que o mundo é duro e quando o pai ou a mãe descobre que o mundo dá murros na cara de todos, entram em desespero e partem para atitudes como a dessa mãe no avião. Que fique a lição.”

Verdade Nua e Crua

06 de dezembro, 2024 | 10:10

“Tenho dó de gente ignorante e que não sabe respeitar as pessoas, ridículo o que a mãe da garota fez, típico de pessoa pobre de cultura e respeito.”

Envie seu Comentário