
03 de dezembro, de 2024 | 17:28
Município de Coronel Fabriciano promove mais um mutirão contra as arboviroses
Divulgação
Ao todo, cerca de 100 profissionais irão percorrer as casas do município nos próximos dias

O governo Coronel Fabriciano vai promover, entre os dias 4 e 13, mais uma ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os trabalhos começam nesta quarta-feira (4), com visitas domiciliares feitas pelos Agentes Comunitários de Endemias e apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, nos bairros Vila Bom Jesus e JK. Ao todo, cerca de 100 profissionais irão percorrer as casas do município. Segundo a Gerente de Vigilância em Saúde, Vânia Tavares, as equipes vão orientar os moradores sobre a forma correta de fazer a limpeza de suas residências e quintais, inclusive com entrega de material educativo e sacos plásticos.
Vamos até as residências orientar os moradores sobre os inservíveis que não podem ficar a céu aberto, por conta da proliferação do Aedes Aegypt, principalmente nesse período de chuvas. O morador receberá um saco plástico para fazer a limpeza dentro de casa e quintais”, explica Vânia.
Novo LIRAa
O Executivo concluiu, no último mês, o novo levantamento do índice rápido para Aedes aegypti (LIRAa) que apontou e 4,4% de infestação.
Conforme o resultado, houve um aumento na incidência de larvas nas residências, o que já era esperado neste período chuvoso, época de maior de procriação do mosquito. Os bairros com maior índice foram: Padre Rocha (29%), Vila Bom Jesus (21,7%), Santa Rita e Todos os Santos (11,7%) e Melo Viana (10,8%).
De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de janeiro a novembro de 2024 foram registrados, 4.497 casos positivos para a Dengue, 10.550 para Chikungunya e nenhum caso confirmado para Zika.
As ações de combate às arboviroses fazem parte do Plano Municipal de Combate ao Aedes Aegypti. Os trabalhos de fiscalização, conscientização e educação junto à sociedade acontecem durante todo ano, mas ganha reforço nessa época do ano. Nós precisamos do apoio da população para receber os nossos agentes e, principalmente, não deixar água parada em suas casas. O momento é agora para evitar surtos de dengue em nossa cidade”, completou o secretário Ricardo Cacau.
Em casos suspeitos da doença, os usuários que apresentem sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas vermelhas devem buscar inicialmente as Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta, das 7h às 16h. Já os pacientes com agravamento devem procurar a UPA 24 Horas e o Hospital Dr. José Maria Morais que são referência para atendimentos emergenciais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Vitor
04 de dezembro, 2024 | 18:43Tá precisando e cobrar os donos de lotes,tá cheio de mato,pessoas jogando lixo,no bairro pomar tem um lote vago em frente ao residencial,que e pura dengue,os donos não limpam por nada,verdadeiro perigo para população..”
Iranedes
04 de dezembro, 2024 | 00:53Na minha rua tem uma casa que o esgoto está ao ceu aberto ó quintal cheio de mato tem vasilha acumulado água. E quando a gente reclama, ele responde, ta incomodado pega é limpa. E na rua flor de Liz. O mal cheiro do esgoto está incomodando. Os agentes quando passa por aqui não entram lá. Vê o que vocês podem fazer pôr favor.”