02 de dezembro, de 2024 | 16:50
Hospital Márcio Cunha conquista Prêmio Destaque da Acreditação ONA
Divulgação
A honraria recebida pelo HMC foi concedida às instituições de saúde que alcançaram mais de 15 anos de acreditação ininterruptas pela ONA
A honraria recebida pelo HMC foi concedida às instituições de saúde que alcançaram mais de 15 anos de acreditação ininterruptas pela ONA
O Hospital Márcio Cunha (HMC), unidade gerida pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), foi agraciado com o Prêmio Destaque da Acreditação ONA, em cerimônia na Casa Bisutti, em São Paulo, durante a celebração dos 25 anos da atuação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) na promoção da segurança na saúde primária no Brasil.
A honraria recebida pelo HMC na última semana foi concedida às instituições de saúde que alcançaram mais de 15 anos de acreditação ininterruptas pela ONA, demonstrando um compromisso com a qualidade, segurança e excelência nos serviços hospitalares, informou a FSFX.
O evento reuniu diretores de hospitais, autoridades e convidados de todo o Brasil. O diretor-presidente da FSFX, Flaviano Feu Ventorim, esteve presente na solenidade. Ser certificado pela ONA como Hospital de excelência é motivo de orgulho e muita satisfação para todos nós da Fundação, em especial para o Hospital Márcio Cunha, que foi o primeiro Hospital a alcançar o nível de excelência na ONA, o nível 3. É um orgulho para todo o Vale do Aço e para o Estado de Minas, nesses mais de 20 anos certificados. Para nós, é um orgulho imenso ter a acreditação da ONA e ser o primeiro hospital de nível de excelência”, destacou.
Flaviano destacou, ainda, que a conquista só foi possível graças ao envolvimento e comprometimento de todos os setores do Fundação.
O HMC é o único hospital do Leste de Minas Gerais a receber o prêmio e integra o seleto grupo de 74 instituições reconhecidas no Brasil. Destes, 63 possuem a acreditação de nível 3, o mais alto da ONA, que atesta excelência em gestão, segurança e qualidade assistencial, seis possuem o nível 2, e um o nível 1.
A trajetória do Hospital Márcio Cunha com a ONA começou em 2003, quando, de forma pioneira, conquistou, na primeira avaliação o nível 3, um feito inédito no Brasil. Desde então, o hospital passou por rigorosos processos de recertificação e auditorias anuais, mantendo-se como referência para instituições que buscam a acreditação.
Durante uma coletiva de imprensa, na quarta-feira (27), o presidente da ONA, Fábio Gastal, relembrou a conquista do Hospital Márcio Cunha, em 2003, sendo o primeiro Hospital do Brasil com a acreditação ONA nível de Excelência. Eu tive a honra de acompanhar, como superintendente da ONA, na época, a primeira avaliação do Hospital Márcio Cunha. O trabalho que é feito pela Fundação São Francisco Xavier e pelo Hospital Márcio Cunha na região de Ipatinga é exemplar. O HMC é uma das organizações que estão sendo reconhecidas por mais de 15 anos de acreditação da ONA. O Hospital é uma referência no SUS de Minas Gerais e é uma referência nacional, por conta do compromisso com o SUS e do trabalho que é feito pela equipe da FSFX. Ipatinga é uma cidade como exemplo de medicina de alta qualidade, graças ao trabalho realizado pela FSFX, nos seus mais de 50 anos com o Hospital Márcio Cunha”, ressaltou Gastal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]