
03 de dezembro, de 2024 | 05:00
Elcinho projeta construção de creche e fomento ao turismo no próximo mandato em Antônio Dias
Alex Ferreira
Educação, economia, infraestrutura e turismo são algumas das prioridades do prefeito reeleito de Antônio Dias

Prefeito desde março deste ano e eleito em outubro pelos cidadãos de Antônio Dias para continuar o mandato por mais quatro anos, Elcinho Ataíde (PSD) elencou, em entrevista exclusiva ao Diário do Aço, os principais desafios e metas nos próximos anos de gestão. Assista a entrevista na íntegra ao fim da reportagem.
Uma das prioridades é dar continuidade à pavimentação e às melhorias nas estradas vicinais, que conectam, sobretudo, os distritos e comunidades rurais.
Nesses últimos oito anos, fizemos um trabalho intenso, desde que eu assumi como vice-prefeito do Ditinho, e o principal trabalho é dar continuidade ao maior programa de pavimentação do Leste mineiro. Nós damos dignidade, nós damos direito ao povo de ir e vir, seja o produtor rural, seja a nossa rota escolar que é muito grande. A questão do turismo também, temos um grande desafio de fomentar muito o turismo na cidade, mas para isso a gente precisa dar continuidade nesse programa de pavimentação rural”, planeja o chefe do Executivo.
Construção de creche
Outro projeto tratado como prioridade pelo prefeito é a construção de uma creche na cidade. A expectativa é que, até 2026, o espaço seja entregue à população.
Nós já estamos conversando com (representantes do) Centro de Educação Ambiental Popular (CEAP), que é pertencente às irmãs da beneficência popular, para que elas possam fazer cessão de parte do terreno, para a construção da creche. A intenção agora é organizar esse terreno, no início do ano, correr atrás dos recursos, imagino que somente a construção deve ser em torno de R$ 3 milhões a R$ 4 milhões, para que a gente possa construir no ano que vem e, em 2026, a gente já possa estar com as crianças lá”, afirma Elcinho
Turismo e economia
Atualmente, a mineração é uma das principais atividades econômicas do município, consolidando-se como uma importante fonte de receita. Contudo, por ser uma atividade extrativista e de recursos finitos, o prefeito ressalta a necessidade de Antônio Dias diversificar sua economia.
Realmente a mineração tem sido um up para a gente, na questão da arrecadação, mas sabemos que um dia vai acabar. Por isso a importância de trabalharmos muito no turismo. Nós temos uma capacidade muito grande de cachoeiras, nós temos a lagoa Teobaldo que está a mil metros de altitude. Por isso esse grande investimento em estradas, porque para ter turismo, tem que ter estrada. Nós temos que preparar o município para o futuro. É claro que ainda tem muitos anos de mineração, que vai ajudar muito na arrecadação, mas nós já temos que buscar outros tipos de receita para o futuro”, pontua o prefeito, que ainda disse que já existe um grupo de trabalho nesta pauta. A administração também irá executar uma reforma no código tributário e no código de posturas, prevendo a melhoria da arrecadação para o futuro.
Mudança nas secretarias
Apesar de se manter à frente da prefeitura para os próximos anos de gestão, Elcinho fará mudanças atuais em algumas secretarias. Uma das pastas que terá um novo secretário é a da Educação, visto que Adilson Edson de Miranda, atual diretor da Escola Estadual Vicente Inácio Bispo, foi convidado para assumir a secretaria.
Pauta metropolitana
Por fim, Elcinho frisou a importância da união dos gestores municipais do Vale do Aço, para que a região possa crescer em infraestrutura, economia, e demais aspectos.
Nós temos que pensar o Vale do Aço como macro, porque outras regiões fazem isso. Nós precisamos que as cidades grandes comecem a puxar os debates sobre o Banco do Aço. Não pode esperar que Antônio Dias diz puxar isso, nós precisamos pensar no Vale do Aço juntos. E é um apelo que eu faço aos prefeitos para que nós possamos estar unidos e brigar com recursos conjuntos para o Vale do Aço”, conclui.
Leia também:
Elcinho comandará gestão de Antônio Dias mais uma vez
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]