30 de novembro, de 2024 | 15:45
Tempestade, depois de 38,5 graus no Vale do Aço
O último dia de novembro esta fervendo na região do Vale do Aço chegando perto dos 40 graus, por volta de 14h. O alívio veio com chuva intensa, estimada em 25mm, acompanhada de rajadas de vento e raios. O termômetro na tarde deste sábado marcou 38,5 graus e a sensação foi de calor sufocante. A previsão é de chuva até o fim da tarde e também no domingo (1/12), porém, o calor se mantém nos próximos dias, com temperaturas acima da média, conforme previsão da meteorologia.
O mês de dezembro começa neste domingo, marcando também a chegada de uma das estações mais populares entre os brasileiros: o verão, no dia 21. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o último mês do ano indica chuva dentro da normalidade para o período e temperaturas acima da média, conforme já noticiado esta semana, no Vale do Aço.
O primeiro dia de dezembro, no domingo, deve ser nublado, com pancadas de chuva a qualquer hora. A mínima prevista é de 22 graus, e a máxima, de 29 graus.
Na próxima segunda-feira (2), a nebulosidade deve diminuir ao longo do dia, mas há previsão de pancadas típicas da primavera no período da tarde. A terça-feira (3) deve ser de muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Verão
Dezembro também marca as últimas semanas da primavera. Segundo dados do Climatempo, o solstício de verão, início oficial da estação, será às 6h21 do dia 21 de dezembro. A estação se estenderá até as 6h02 de 20 de março de 2025. No Brasil, o verão é chamado de período chuvoso” ou período úmido” do ano na maioria das regiões. Nesta estação, há mais horas de sol para aquecer o ar, e, por isso, o calor e o abafamento predominam em quase todo o país.
MAIS FOTOS
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]