30 de novembro, de 2024 | 08:45
Ipatinga prorroga prazo de emergência em saúde por síndrome respiratória
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoO governo de Ipatinga prorrogou o estado de emergência em saúde pública no município devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças. A decisão foi oficializada pelo Decreto nº 11.350, de 27 de novembro, assinado pelo prefeito Gustavo Nunes (PL).
A medida foi adotada em função do atual cenário epidemiológico da SRAG na cidade, caracterizado por uma média de 59 casos mensais e uma letalidade aproximada de 25%, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)”, diz o texto publicado no Diário Oficial.
A prorrogação da emergência por mais 90 dias tem como objetivo a prevenção e o enfrentamento da doença
UTI pediátrica no HMEM
O Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) recebeu, em setembro, oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. A medida foi promovida diante do aumento das internações por SRAG e foi viabilizada pelo primeiro decreto de emergência.
Para enfrentar a situação, a Secretaria de Saúde solicitou, em maio, a habilitação dos novos leitos de UTI pediátrica, entre outras ações para minimizar os impactos. O financiamento foi garantido pelo governo federal.
No dia 19 de abril deste ano, o Ministério da Saúde publicou uma portaria estabelecendo incentivo financeiro para apoiar estados e municípios que decretaram emergência em saúde devido à SRAG. Segundo a pasta, o recurso é repassado na modalidade fundo a fundo, em três parcelas mensais consecutivas. O município também faz uso de recursos próprios para custeio de folha de pagamento, aquisição de insumos, equipamentos e execução de reformas, entre outras necessidades.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]