26 de novembro, de 2024 | 17:56
Nova empresa de limpeza urbana inicia atividades em Fabriciano e anuncia ampliação de serviços
Divulgação
Após a transição de empresas, a ECP Engenharia LTDA já começou a trabalhar na cidade e também está ofertando vagas de emprego
Após a transição de empresas, a ECP Engenharia LTDA já começou a trabalhar na cidade e também está ofertando vagas de emprego
O governo de Coronel Fabriciano anunciou, nesta terça-feira (26), a nova empresa responsável pelos serviços de limpeza urbana no município. A ECP Engenharia LTDA, vencedora do Pregão Presencial nº 001/2024 (Processo Licitatório nº 118/2024), assumiu o serviço após assinatura da ordem de serviço no último sábado (23). A ECP substitui a Vina Equipamentos e Construções Ltda, que operou na cidade nos últimos anos.
Com atuação no mercado desde 1998, a ECP já presta serviços de coleta e limpeza urbana em outras cidades de Minas Gerais, como Ubá, e anteriormente atendeu municípios como Santa Luzia, Passos, Sorocaba (SP) e Congonhas.
Medidas emergenciais
Para enfrentar o acúmulo pontual de resíduos registrado durante a transição entre as empresas, a ECP iniciou um grande mutirão de coleta de lixo domiciliar. A expectativa é de que o problema seja resolvido até sexta-feira (29), conforme acordo firmado com a administração municipal.
Segundo Leonardo Ferreira, superintendente de obras da ECP, medidas emergenciais foram discutidas com a equipe de governo, incluindo o reforço das equipes de coleta e a alocação de novos veículos. O processo de transição envolve a realocação de antigos funcionários e a contratação de novos, o que demanda tempo para ser concluído integralmente. Estamos empenhados em restabelecer o serviço com rapidez e eficiência”, afirmou Ferreira.
Ampliação dos serviços
O contrato nº 231/2024 firmado com a ECP, com vigência anual e possibilidade de renovação, prevê ampliação nos serviços de limpeza urbana. O volume diário de coleta de resíduos sólidos passará de 60 para até 100 toneladas.
Entre as novidades, destacam-se o aumento no número de rotas, ampliação da equipe de trabalhadores e o uso de veículos leves para atender áreas mais altas da cidade. Além disso, a empresa implementará uma nova logística de coleta baseada em tecnologia, com roteirizações otimizadas por sistemas de georreferenciamento e monitoramento via GPS.
A ECP também integrará equipes de educação ambiental para conscientizar a população sobre práticas adequadas de descarte de resíduos. Nosso objetivo é aprimorar o atendimento, garantindo um serviço mais eficiente e alinhado às necessidades da comunidade”, reforçou Leonardo Ferreira.
Gestão e expectativa
Para o vice-prefeito Sadi Lucca, que assumirá a gestão em 2025, a melhoria dos serviços de limpeza urbana é uma prioridade. Hoje, os moradores de Coronel Fabriciano já demonstram uma nova mentalidade, reivindicando lixeiras e soluções para um ambiente mais limpo. Este contrato representa um avanço, e vamos acompanhar de perto o trabalho da ECP para assegurar o cumprimento de todas as cláusulas”, afirmou.
Oportunidades de emprego
Com a ampliação dos serviços, o quadro de funcionários será elevado de 130 para 180 profissionais. A ECP está priorizando a recontratação de trabalhadores da Vina, mas também abriu novas vagas. Interessados podem entrar em contato com a empresa por meio do telefone - 31 98805-4933, falar com no setor de contratações.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Vitor
28 de novembro, 2024 | 11:24Já,passaram alguns dias caminhões continuam deixando o caldo do lixo por toda cidade,um mal cheiro terrível,até agora ,nada de bom..”
Sandra Lage Bragança
27 de novembro, 2024 | 13:14Verdade o líquido fede muito”
Bom
27 de novembro, 2024 | 13:05Qual o valor de um contrato desse, a população precisa saber..”
Vitor
26 de novembro, 2024 | 19:22Que seja para melhor,mas tem que ressaltar,se trocou a equipe precisa de treinamento,caminhões com pessoal da nova empresa,estão entornando o chorume(caldo que sobra da prensa do caminhão)por toda cidade principalmente na av Magalhães pinto,comerciantes estão sofrendo com o mal cheiro,comércio já está parado,vem esse mal cheiro l,aumenta mais ainda mosquito,mal começou e já tem que se atentar..”