26 de novembro, de 2024 | 17:41
Coronel Fabriciano ganha Selo de Ouro pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Divulgação
O prêmio tem o objetivo de reconhecer os esforços e iniciativas dos municípios para implementar políticas e estratégias que asseguram o direito à alfabetização
O prêmio tem o objetivo de reconhecer os esforços e iniciativas dos municípios para implementar políticas e estratégias que asseguram o direito à alfabetização
A Rede Municipal de Educação de Coronel Fabriciano foi agraciada com o Selo Ouro Nacional Compromisso com a Alfabetização, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, informou o governo local. O prêmio, anunciado pelo Ministério da Educação, tem o objetivo de reconhecer os esforços e iniciativas dos municípios para implementar políticas e estratégias que asseguram o direito à alfabetização.
De acordo com o secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, o município atendeu a todos os requisitos necessários para participar. Há uma série de atividades que precisam ser realizadas, e cumprimos. Quando o Selo foi lançado, cabia a nós comprovar a execução dessas ações. Contamos com o envolvimento de diretores, pedagogos e, principalmente, dos professores alfabetizadores, que atuam no primeiro e no segundo ano do Ensino Fundamental”.
A categoria Ouro, a mais alta do selo, atesta todo o investimento realizado nos últimos anos na educação de Coronel Fabriciano. Um trabalho integral, dedicado ao futuro das crianças da Rede Municipal.
A cerimônia para a entrega do Selo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada deve ser promovida, em Brasília, ainda em dezembro.
Políticas públicas
Conforme o governo fabricianense, a metodologia de ensino utilizada no município é o Sistema de Ensino Aprende Brasil, onde os alunos são preparados para os desafios do futuro.
Outra política pública importante é a entrega de uniformes completos e kits escolares para os estudantes da rede. Em 2024, a Prefeitura investiu, aproximadamente, R$ 3 milhões, em recursos próprios, na compra dos vestuários. Todos os cerca de 10 mil estudantes, incluindo os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e professores da rede municipal também receberam pastas com materiais didáticos.
Os estudantes, com idade entre 5 e 14 anos, passam por exames oftalmológicos nas escolas municipais. os alunos que apresentam problemas de visão, recebem gratuitamente os óculos, fornecidos pela prefeitura.
Outra iniciativa é o Festival de Férias, onde participam os alunos que se destacam pelo bom desempenho escolar. O projeto também tem a preocupação com a inclusão dos estudantes com necessidades especiais da rede municipal. A participação é liberada, mas é preciso que o aluno esteja acompanhado do responsável.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]