26 de novembro, de 2024 | 23:00
Narrativa golpista levou ao 8 de janeiro e atentado a bomba, diz PF
Difusão de ataques contra a democracia alimentou radicalismo de militantes políticos, que foram para Brasília
Com informações da Agência BrasilA Polícia Federal (PF) concluiu que a disseminação de narrativas golpistas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro propiciou o recente atentado com um homem-bomba no Supremo Tribunal Federal (STF) e os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
A conclusão está no relatório no qual a PF indiciou Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O sigilo foi derrubado nesta terça-feira (26) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do chamado inquérito do golpe.
Na avaliação dos investigadores responsáveis pela conclusão do inquérito, a difusão de "forma rápida e repetitiva" de narrativas golpistas mantiveram o desejo de grupos extremistas de consumação do golpe que teria sido planejado pelo ex-presidente e seus aliados, mas não foi aplicado pela falta de adesão do Exército e da Aeronáutica.
"Esse método de ataques sistemáticos aos valores mais caros do Estado democrático de direito criou o ambiente propício para o florescimento de um radicalismo que, conforme exposto, culminou nos atos do dia 8 de janeiro de 2023, mas que ainda se encontra em estado de latência em parcela da sociedade, exemplificado no atentado bomba ocorrido na data de 13 de novembro de 2024 na cidade de Brasília", diz a PF.
Além do atentado do dia 13 deste mês e os atos de 8 de janeiro, a PF citou a tentativa de invasão da sede da Polícia Federal, ocorrida em Brasília, no dia 12 de dezembro de 2022; e a tentativa de explosão de um caminhão-tanque no aeroporto de Brasília no dia 24 de dezembro daquele ano.
Veja também:
Bolsonaro atuou de forma "direta e efetiva" para tentar golpe, diz PF
Bolsonaro
No relatório, os investigadores afirmam ainda que Jair Bolsonaro atuou de "forma direta e efetiva" nos atos executórios para tentar um golpe de Estado em 2022.
"Os elementos de prova obtidos ao longo da investigação demonstram de forma inequívoca que o então presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um golpe de estado e da abolição do estado democrático de Direito, fato que não se consumou em razão de circunstâncias alheias à sua vontade", diz o relatório.
Segundo a PF, Bolsonaro tinha conhecimento do chamado Punhal Verde e Amarelo, plano elaborado pelos indiciados com o objetivo de sequestro ou homicídio do ministro Alexandre de Moraes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Tanques preparados no Arsenal da Marinha
O relatório mostra que, com base nas conversas no telefone do ajudante de ordens do presidente, o almirante Almir Garnier, que exercia o comando da Marinha do Brasil, informou que tinha tanques prontos para ocupar as ruas. Entretanto, os comandantes do Exército e da Aeronáutica se posicionaram contrários a aderir a qualquer plano golpista.Marcelo Camargo/Agência Brasil
O almirante Almir Garnier, então comandante da Marinha, anuiu com a articulação golpista, colocando as tropas à disposição do então presidente Jair Bolsonaro, diz relatório da PF. O plano de golpe de Estado não foi consumado por falta de apoio dos comandantes do Exército e da Aeronáutica.
O almirante Almir Garnier, então comandante da Marinha, anuiu com a articulação golpista, colocando as tropas à disposição do então presidente Jair Bolsonaro, diz relatório da PF. O plano de golpe de Estado não foi consumado por falta de apoio dos comandantes do Exército e da Aeronáutica.
"Lula não sobe a rampa"
Um documento manuscrito apreendido pela Polícia Federal (PF) na sede do Partido Liberal (PL) propõe ações para interromper o processo de transição de governo, mobilização de juristas e formadores de opinião”.
O documento encerra com o texto Lula não sobe a rampa”. Segundo a PF, em uma clara alusão ao impedimento de que o vencedor das eleições de 2022 assumisse o cargo da presidência.
O material foi apreendido na mesa do assessor do general Walter Braga Netto, coronel Peregrino, faz um esboço de ações planejadas para a denominada Operação 142”. O nome dado ao documento faz alusão ao artigo 142 da Constituição Federal que trata das Forças Armadas e que, segundo a PF, era uma possibilidade aventada pelos investigados como meio de implementar uma ruptura institucional após a derrota eleitoral de Bolsonaro.
Procuradoria-Geral da República
Após a retirada do sigilo, o inquérito do golpe foi enviado para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Com o envio do relatório, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, vai decidir se o ex-presidente e os demais acusados serão denunciados ao Supremo pelos crimes imputados pelos investigadores da PF.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Joao
27 de novembro, 2024 | 20:17Resposta Rj , Você parece tão inteligente Rj, como pode a viseira atrapalhar amplitude do que eu disse.
Faz parte, eu entendo, a visão estreita.”
Aff
27 de novembro, 2024 | 13:17E o diário do aço vetando meu comentário pq falei mal do inelegível. Depois falam em liberdade d expressão.”
Rj
27 de novembro, 2024 | 09:18Ô João sem noção, só não teve milhares de cadáveres porque parte das FFAA não embarcaram na alucinação do Capetão.
O que o Trump tem a ver com o Brasil?!
Perdeu Mané! Aceita que dói menos.”
Gildázio Garcia Vitor
27 de novembro, 2024 | 08:54Já não tenho mais ânimo para fazer qualquer comentário alusivo a esta Patriotada dos Patriotários. Mas adoro ler e aprender com os comentários geniais dos meus amigos-leitores deste Portal Diário do Aço. Os de hoje estão maravilhosos.
Parabéns e obrigado aos Senhores e Senhoras Gideão, Lucimar, Paulo, Geraldo, Jns e Cidadão.
Sr. Jns, o seu "MANUAL" é um Luís Fernando Veríssimo, sem tirar uma vírgula. GENIAL! INTELIGENTÍSSIMO! PARABÉNS!
Fiquei até com uma pontinha de inveja.
Peço-lhe autorização para copiá-lo e enviar para uns amigos Intelectuais e da Política.”
Joao
27 de novembro, 2024 | 08:11Crime sem cadáver??? , Depois que o Trump ganhou entenderam que deveriam espremer mais o Bolsonaro 2026 está chegando, ainda bem eleições existem 4 em 4 anos, narrativas não se sustentam por tanto tempo, vão fazer de Bolsonaro um heroi, basta ver o que ele faz seu dia a dia, e como é recepcionado por onde passa.
Daqui a pouco vão querer saber tambem quem colocou apelido de marmita na primeira dama.”
Cidadão
27 de novembro, 2024 | 07:45O grande paradoxo dessa história toda é que a turma da "direita" falou o tempo todo de Venezuela, contra a Venezuela, que o Brasil ia virar Venezuela. No fim das contas eles usaram o mesmo modo do militar Hugo Chaves, para tentar dar o golpe no Brasil, assim como Chaves fez na Venezuela. Isso é para rir ou para chorar?”
Jns
27 de novembro, 2024 | 07:42MANUAL BOLSONARISTA PARA PEDIR INTERVENÇÃO MILITAR
1º ? crie um grupo de Tinhosos do Zap para se engajar e compartilhar fake news, onde tudo que for publicado não seja, em hipótese alguma, questionado por se tratar da única e messiânica verdade bolsonarista para gado feliz
2º ? compre camisas falsificadas da seleção, alugue farda camuflada e coturnos militares para vestir o pijaminha dos bananas revolucionários e plante alucinações bolsonaristas na frente dos quartéis
3º ? para ficar bonito na fita patriotária, adquira pôsteres do Bozo, do Trump, do Benjamin Netanyahu, do astrólogo Olavo de Carvalho e do pacificador Carlos Brilhante Ustra, para serem pendurados no seu quarto, numa espécie de altar, como se fossem santos iluminando os quintos dos infernos
4º ? remova o pó da garanta para, sob a chuva torrencial, cantar o Hino Nacional ajoelhado na lama das calçadas infestadas por urina de ratos, rezando transtornado o Pai Nosso e a Ave Maria para pneus de caminhão e lançar clamores às estrelas, com pedidos de ajuda aos extraterrestes, pavimentando a vinda triunfante do general Benjamin Arrola
5º ? após aprender técnicas de manuseio de explosivos em aeroportos e automutilação de chifrudos com os parafusos soltos, acione o gatilho da luta na defesa dos bons costumes e da pátria acima de tudo, identificando-se como revolucionário macho pra krai, que brilha no meio da velharia perfilada em micaretas armadas pelo Malafaia e motociatas patrocinadas com recursos públicos
6º ? faça PIX generoso para o Capitão, lembrando que Karl Marx chapou todas para dizer que a religião é o ópio do povo, confrontando os ensinamentos bíblicos de santeiros como Valdemiro Macedo, Edir Valadão, Damares Flordelis e outros boçais com os Padres de Festas Juninas
7º ? vá para a porta dos butecos burgueses, exija que todos batam continência pra você e mande cachaceiros dançarem na chuva com o bacana que está caindo de Maduro na Venezuela
Viva a Revolucão Bozonarista!”
Geraldo Carvalho
27 de novembro, 2024 | 07:37Um bando de otarios que colocou o país a um passo de uma guerra civil, num banho de sangue. Cadeia pra essa ralé é pouco.”
Paulo
27 de novembro, 2024 | 07:31Desacreditar as instituições, criação de clubes tiros, disseminação de mentiras diariamente em grupos de watsapp, levantar dúvidas sobre o processo eleitoral... tudo isso para preparar o terreno para golpe. Se não desse certo com as Forças armadas, seria guerra civil.”
Lucimar Vasconcelos
27 de novembro, 2024 | 07:24Cadeia para todos, sem exceção! Quem falava que o Brasil ia ser uma Venezuela, estavam na verdade tentando copiar o modelo de "Presidência eterna", uma verdadeira ditadura. Atentaram contra a democracia! Que todos fiquem presos pelo menos 18 anos!”
Gideão
27 de novembro, 2024 | 07:15Enquanto nós ríamos dos aloprados cantando hino nacional para pneu nas ruas, os chefões planejavam o golpe.”