22 de novembro, de 2024 | 08:30

Viajante que mora em um carro expõe seus trabalhos artísticos em Ipatinga

Alex Ferreira
Fernando mora em seu carro, apelidado de 'UnoHome'Fernando mora em seu carro, apelidado de 'UnoHome'

Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Há 25 anos, Fernando de Jesus, oriundo do Nordeste, trabalha e vive da arte que produz. Atualmente, ele está em Ipatinga e vende seus trabalhos no Parque Ipanema. Ele mora em um carro, apelidado de “UnoHome”, e com o veículo viaja por diversos locais do Brasil.

Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, Fernando contou que a inspiração para esse estilo de vida veio de sua vontade de buscar conhecimento. “Eu vi que a cada viagem que eu faço, adquiro mais conhecimento, o que virou um vício. É uma grande satisfação. Ao mesmo tempo que você enfrenta uns perrengues aqui ou ali, por falta de estruturas em algumas cidades, como é o caso dos banheiros públicos, você passa por muitas coisas boas, que te inspiram”, detalhou.

O artista também trabalha com artes visuais, pinturas e esculturas, e é artesão, expondo até mesmo em feiras. “Eu trabalho com arte desde os 17 anos, desenvolvendo artesanatos, acessórios, brinquedos e pulseiras. Sou tatuador há 10 anos, e também viajei de mochilão por muitos anos”, contou.

“Viajo há 22 anos consecutivos, tendo somente alguns intervalos para parar em cidades e morar em alguns estados. Vou no UnoHome há um ano pelo conforto que ele oferece. Estou fazendo um circuito Santa Catarina, que é onde eu moro atualmente, e indo para o Nordeste para visitar meus pais. Faz sete meses que eu saí de Santa Catarina, percorrendo todo o litoral, de São Paulo também, até Paraty. De lá eu adentrei em Minas pela Estrada Real, até chegar aqui no Vale do Aço, onde me encontrei em Ipatinga. Seguirei pela BR daqui, até chegar no primeiro destino do Nordeste, e a intenção é fazer todo o Nordeste, percorrerei lá até voltar ao Sul”, acrescentou ao jornal.

Ipatinga
Para Fernando, a cidade ipatinguense é muito acolhedora. “Vendo minha arte em lugares públicos, em feiras, e onde eu possa ser chamado também. Em Ipatinga, achei esse espaço muito maravilhoso, que é o Parque Ipanema, no qual já estou há cerca de uma semana e meia. Se eu tivesse mais tempo, ficaria muito mais aqui na cidade, que é muito acolhedora. Gostei muito daqui. É muito rica na humildade”.

Frida
Arquivo pessoal
A gatinha Frida acompanha o artista durante a sua jornada  A gatinha Frida acompanha o artista durante a sua jornada

Ele também viaja com uma gata, que é sua companheira em todos os percursos. “Adotei a Frida faz dois meses no litoral Norte de São Paulo. Achei ela na rua, e desde então está viajando comigo. Já percorreu três estados e vai ficar comigo até o fim. Ela é muito companheira”.

Como acompanhar o trabalho do artista?
A fonte de renda do artista é a arte, mas ele também recebe doações, tanto de mantimentos quanto de contribuições em dinheiro, convidando mais pessoas a se juntarem a ele nessa jornada.

Para acompanhar o trabalho de Fernando, é preciso acessar o Instagram @arteprimitiva82. Lá, é possível encontrar obras disponíveis para a pronta-entrega, além de fazer encomendas. Mais informações sobre contribuições espontâneas podem ser obtidas por meio do telefone (31) 94599-8935.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Erre

23 de novembro, 2024 | 01:59

“Semana passada eu o vi no parque Ipanema oferecendo seu trabalho. Achei muito legal as caricaturas que ele faz. Parece muito talentoso.”

Envie seu Comentário