22 de novembro, de 2024 | 08:20

Em uma semana de campanha, apenas 3.237 doses de vacina foram aplicadas na região

“Dia D” promovido neste sábado pretende ampliar índice de imunização; SES-MG afirma que não há meta de cobertura vacinal

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Para a Campanha de Multivacinação promovida pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) Coronel Fabriciano recebeu 72.960 doses para serem aplicadas em crianças e adolescentes de até 14 anos durante todo o mês de novembro. No entanto, até o dia 12/11, apenas 3.237 doses de imunizantes foram aplicadas.

Os dados foram repassados pela própria SES-MG, a pedido da reportagem do Diário do Aço. Apesar dos números relativamente baixos, levando em consideração que apenas 4,44% das vacinas disponíveis foram aplicadas em uma semana de campanha, a SES-MG destaca que a “Campanha Estadual de Multivacinação é seletiva, para atualização do Calendário de Vacinação da criança e adolescente (rotina). Desta forma, não há meta de cobertura vacinal”.

Vacinas por municípios
Dos 35 municípios atendidos pela SRS Coronel Fabriciano, apenas Marliéria não registrou nem uma dose aplicada nos primeiros 12 dias de novembro (dados mais atualizados disponíveis).

Neste mesmo recorte de tempo, Ipatinga é o município que mais vacinou, com 1.309 doses aplicadas, conforme a SES-MG. Os 10 primeiros colocados são completados por Caratinga (223 doses aplicadas), Ipaba (173), Iapu (173), Coronel Fabriciano (167), Belo Oriente (151), Santana do Paraíso (150), Ubaporanga (126) e Inhapim (105).

Timóteo, um dos municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), aplicou 90 doses.
Matheus Valadares
Tabela montada conforme dados disponibilizados pela SES-MGTabela montada conforme dados disponibilizados pela SES-MG


Principais vacinas aplicadas na RMVA
Considerando apenas as quatro cidades da RMVA, a vacina contra Poliomielite (VIP) foi a mais procurada, com a aplicação de 304 doses. Em seguida está a vacina dengue tetravalente (atenuada) que consta nos sistemas de informação como DNG, com 224 doses aplicadas, e fechando o Top 3, aparece a vacina Pentavalente, que é indicada para prevenir a difteria, tétano, pertussis (Coqueluche), hepatite B e Haemophilus influenzae B. Foram 223 doses desse imunizante distribuídas até o dia 12/11 em Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo.

Monitoramento no estado
Conforme a Saúde estadual, de 1 a 12/11, 66.314 doses foram aplicadas em crianças e adolescentes de 0 a 14 anos em toda Minas Gerais. A população-alvo é de 3.729.933. Neste período, conforme o monitoramento da campanha, 757 dos 853 municípios tiveram registro de doses aplicadas.

RMVA adere ao “Dia D”
Os quatro municípios da RMVA estarão com as portas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas amanhã (23), para o “Dia D” da multivacinação.

Conforme já informado pelo Diário do Aço, em Ipatinga, todas as UBSs estarão abertas das 8h às 16h. Em Timóteo, as ações do “Dia D” serão promovidas das 8h às 15h, nas unidades de saúde do Alegre, Ana Moura, Ana Rita, Cachoeira do Vale, João XIII, Limoeiro, Macuco, Novo Tempo, Primavera, Timotinho e no Centro de Saúde João Otávio (Olaria).

Em Coronel Fabriciano, os postos de saúde estarão abertos das 8h às 13h. Em Santana do Paraíso, os serviços do “Dia D” estarão disponíveis das 8h às 16h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário