21 de novembro, de 2024 | 08:20

Parque Estadual do Rio Doce abre inscrições para programa de voluntariado

Matheus Valadares
Entre as atividades previstas, está o atendimento e orientação sobre o Perd, regulamento aos visitantes à área de uso público, dentre eles a praia da lagoa Dom HelvécioEntre as atividades previstas, está o atendimento e orientação sobre o Perd, regulamento aos visitantes à área de uso público, dentre eles a praia da lagoa Dom Helvécio
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Foi aberto nesta semana o prazo de inscrições para participar do processo seletivo de voluntários no Parque Estadual do Rio Doce (Perd), unidade de conservação de proteção integral administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O processo é previsto conforme a Portaria IEF n° 67 de 01/07/2019. Conforme o edital publicado pelo IEF, estarão aptas a participarem do processo seletivo quaisquer pessoas acima de 18 anos. As inscrições podem ser feitas por meio do site do IEF.

O edital prevê preferência a estudantes universitários e de nível técnico dos seguintes cursos: ciências biológicas, engenharia sanitária e ambiental, medicina veterinária e curso técnico de meio ambiente, além de demais cursos da área de ciências biológicas, exatas, sociais, da terra e turismo que possam agregar apoio no desenvolvimento das atividades.

Além disso, moradores do entorno e profissionais das áreas citadas também serão prioritários no processo de seleção.

Cronograma
As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de dezembro. Já a divulgação do resultado dos pré-selecionados e chamamento para seleção final será no dia 13/12. A seleção final (entrevista on-line dos pré-selecionados) será no dia seguinte, enquanto dos dias 17 a 18/12 é o prazo estabelecido para a confirmação dos selecionados em primeira chamada. O edital completo pode ser acessado no site do IEF. O perfil do Instagram do Perd (@parque.riodoce) também divulgou o link de acesso.

Vagas
Ao todo serão 40 vagas ofertadas. O período de prestação dos serviços será do dia 13 de janeiro a 31 de dezembro de 2025.

O edital esclarece que serão distribuídas quatro vagas por período conforme a tabela abaixo:


Atividades do voluntário
Inicialmente, o voluntário receberá uma capacitação, para conhecimento do Perd (caracterização, plano de manejo, programas, setores de trabalho, infraestrutura e outros), alinhamento de suas demandas, dos deveres, compromissos, expectativas e atividades a serem desenvolvidas.

Posteriormente, considerando que o Parque Estadual do Rio Doce possui diferentes setores, será proposto um rodízio entre os voluntários, para que, ao término do voluntariado, possa ter vivenciado experiências em todas as áreas, sendo que em cada uma delas, o respectivo coordenador será o responsável pelo repasse de orientações ao voluntário.

Além disso, o voluntário, após o rodízio, poderá optar por exercer suas funções na área de maior interesse e vocação.
Entre as tarefas previstas a serem desenvolvidas pelos voluntários, planejadas e determinadas pela demanda da unidade e elaboradas pela gestão e as coordenações dos setores, destacam-se o acompanhamento da gestão das pesquisas científicas; atendimento e orientação sobre o Perd e respectivos regulamentos aos visitantes na área de uso público, seja no centro de visitantes, área de camping, praia da lagoa Dom Helvécio, e nas trilhas e travessias; desenvolvimento de atividades de interpretação e educação ambiental, principalmente durante o recebimento de escolas, instituições e grupos organizados; participação das atividades no viveiro de mudas nativas José Lourenço Ladeira; participação na elaboração de banco de imagens do Perd; apoio na divulgação e uso das mídias sociais; aplicar protocolos de monitoramento da visitação, realizando pesquisa de satisfação e coleta de sugestões, se demandado pela gestão; apoiar nas ações de manutenção das infraestruturas de uso público como trilhas, infraestruturas, sinalização; entre outros.

Há duas opções de trabalho para os voluntários. Carga horária de quatro horas diárias e de oito horas diárias, com intervalo de uma hora de almoço. A carga horária poderá ser distribuída durante a semana de acordo com a disponibilidade do voluntário e demanda interna. E a carga horária final será determinada pelo interesse do voluntário em continuar exercendo as atividades, bem como na necessidade estipulada pela gerência da UC.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gilley Vidal Drumond

23 de novembro, 2024 | 15:21

“Quero ser voluntário do programa do perd”

Envie seu Comentário