20 de novembro, de 2024 | 06:00

3ª edição da Kizomba: A Festa da Raça é celebrada em Timóteo

Divulgação
Evento reúne artistas e grupos do movimento negro como o Bloco Afoxé de TimóteoEvento reúne artistas e grupos do movimento negro como o Bloco Afoxé de Timóteo

No próximo sábado (23), a partir das 16h, o Coletivo Roda das Pretas promoverá a 3ª edição da Kizomba: A Festa da Raça, no Campo do Vila Nova, bairro Quitandinha, em Timóteo. O evento, promovido anualmente desde 2022, celebra a ancestralidade e a luta antirracista, reunindo artistas, coletivos culturais e representantes do movimento negro.

O Coletivo Roda das Pretas, fundado em 2015 no Vale do Aço, é composto por mulheres negras e não negras que discutem temas relacionados ao racismo e suas implicações. Atualmente, desenvolve um projeto sobre as Africanidades Brasileiras e suas contribuições para a formação cultural do Brasil, levando esse conhecimento às escolas públicas e particulares.

Para Elizabeth Silva Oliveira, vice-presidente e cofundadora do coletivo, a Kizomba é uma oportunidade para celebrar as raízes e conquistas do povo negro, além de reforçar a luta contra o racismo. "Ainda que algumas ações se estendam até dezembro, a Kizomba marca o encerramento das atividades do mês da Consciência Negra em torno do 20 de novembro", destacou.

Edna Imaculada, presidente e cofundadora do coletivo, celebra a edição deste ano, que ocorre logo após a oficialização do 20 de novembro como feriado nacional. Para ela, a medida representa uma conquista histórica do movimento negro.

Luta antirracista
Desde sua criação, o Coletivo Roda das Pretas organiza rodas de conversa, promovendo reflexões e debates sobre raça, classe e gênero. Por meio dessas atividades, busca romper com práticas de silenciamento e invisibilização das mulheres negras, além de conscientizar sobre a importância de uma educação antirracista.

Elizabeth Oliveira reforça que o trabalho do coletivo é essencial para despertar o senso de pertencimento e fortalecer a luta antirracista na região. "A educação antirracista é responsabilidade de todos, negros e não negros", afirmou.

Ingressos
A Kizomba contará com diversas atrações, incluindo o Congado São Sebastião de Timóteo, Grupo Cultural Afoxé, MC Preta Lua, Thabata Cristina (poetisa e slammer), Coletivo A Rua Declama, MC Rapper Baiano PTJ, DJC 2, Claudiane Dias (Grupo Farroupilha), Nayara Carraroh (Tríplice Coroa), Cauanny (Coletivo Close do Vale), Claudio Oliver (voz e violão) e Zezinho Sorriso.

Os ingressos custam R$ 20 e serão vendidos para cobrir os custos do evento. Informações podem ser obtidas com Ana Maria, pelo telefone (31) 98854-5991 ou no Instagram @rodadaspretas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário