19 de novembro, de 2024 | 15:30

Ipatinguense estreia em álbum que mistura rap e música preta

Divulgação
O artista NegroMar lança o álbum digital ''Rap com MPB''O artista NegroMar lança o álbum digital ''Rap com MPB''
Nascido e criado “nas margens territoriais” do bairro Planalto, em Ipatinga, com atuação social em diferentes frentes na Região Metropolitana do Vale do Aço, o artista NegroMar - Marco Tulio Dias - une, em seu primeiro álbum musical intitulado “Rap com MPB”, duas sonoridades urbanas feitas por pessoas pretas e em perspectivas diferentes. O lançamento será nesta quarta-feira, 20/11, quando é celebrado pela primeira vez oficialmente o Dia da Consciência Negra no país.

Desde pequeno recebendo influências de gingantes da “música preta brasileira”, como Gilberto Gil, Djavan, Belchior, Elis Regina etc, NegroMar “foi construindo a sua carga musical com muita riqueza cultural ao seu redor”, descreve a assessoria do artista, citando que “a sua participação religiosa também foi fundamental em seu desenvolvimento artístico. Já adulto e consciente politicamente, recebeu inspirações do rap com os Racionais, Djonga, Tasha e Tracie, dentre outros”, menciona.

Ao conhecer o produtor fonográfico Eloísio de Oliveira, NegroMar partiu para registrar essas sonoridades num projeto sonoro de seis faixas, onde ele fala das dificuldades de ser uma pessoa negra no Brasil, da força e da garra na superação dos desafios diários, da violência policial contra os mais pobres, sem deixar de exaltar todas as favelas do Vale do Aço, como ele canta na ultima faixa, “S.A.L.V.Y”.

A produção ressalta que a data de lançamento foi escolhida por ser simbólica: o período que marca a morte de Zumbi dos Palmares, fundamental liderança do Quilombo dos Palmares. “Por isso, lançar um álbum que fala sobre potencialidades negras numa data tão importante para nossa comunidade é algo muito especial”, diz a assessoria. O álbum já possui dois singles lançados. Um que dá nome ao projeto, “Rap com MPB”, onde o artista exalta a quebrada e apresenta ao publico o seu primeiro som e o que deseja para a carreira, e também “Bota Joga”, um funk com batidas fortes e letra envolvente com criticas ao Estado e ao racismo. O lançamento pode ser conferido nas mídias sociais @negromar ou no e-mail: [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário