13 de novembro, de 2024 | 10:59
Gestão de Ipatinga monitora hospitais parceiros que operam pacientes em outros municípios
Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, com a secretária adjunta da pasta, Elisângela Santana; a diretora de Vigilância em Saúde, Josiane Castro; o diretor de Regulação, Rui Pereira, e o médico Magid Mendes, da rede de saúde de Ipatinga, estiveram nos últimos dias no Hospital Saúde Brasil, em Bom Jesus do Galho.Divulgação
Hospital Saúde Brasil, em Bom Jesus do Galho recebe pacientes de Ipatinga para ciurgias eletivas
Hospital Saúde Brasil, em Bom Jesus do Galho recebe pacientes de Ipatinga para ciurgias eletivasAssim como várias outras unidades hospitalares, o local é onde o município mantém uma parceria para realização de cirurgias eletivas como hérnias e vesículas, fimose e vasectomia, e ginecológicas, como retirada de útero (histerectomia), além de laqueadura tubária, visando eliminar uma longa fila de espera de pacientes herdada de governos anteriores.
Os atendimentos são realizados por meio de convênio com o Governo de Minas pela Política Opera Mais Minas Gerais. A parceria envolve também o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Aço Consaúde, que possibilita outras intervenções, como cirurgias ortopédicas e vasculares (varizes).
Estamos realizando em Bom Jesus do Galho diversas cirurgias, mas principalmente cirurgia geral. São procedimentos menos complexos, com previsão de alta no mesmo dia. Com isso damos agilidade ao atendimento do nosso cidadão em um hospital que está plenamente capacitado para nos atender, mesmo sendo de uma cidade menor que Ipatinga”, explica o diretor de Regulação, Rui Pereira.
Os profissionais do município conferiram de perto a capacidade operacional do hospital, quadro técnico, suporte e as instalações. No sábado (9), foram agendados e atendidos no Hospital Saúde Brasil, em Bom Jesus do Galho, 50 pacientes para procedimento de Pterígio.
Divulgação
O diretor de Regulação, Rui Pereira, o médico Magid Mendes, diretora de Vigilância em Saúde, Josiane Castro e a secretária adjunta da Saúde, Elisângela Santana
O diretor de Regulação, Rui Pereira, o médico Magid Mendes, diretora de Vigilância em Saúde, Josiane Castro e a secretária adjunta da Saúde, Elisângela SantanaSegundo o secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, o monitoramento é feito ao longo do ano e visa garantir qualidade nos atendimentos de saúde via TFD - Tratamento Fora do Domicílio para os moradores de Ipatinga. A visita técnica tem o objetivo de regular os processos e avaliar os atendimentos. Entender como nossos pacientes estão sendo tratados e se eles estão sendo bem atendidos. Temos parcerias também com os hospitais de Tarumirim, Timóteo e Fabriciano, por meio da habilitação junto ao Estado de Minas Gerais, para que possamos agilizar a fila de espera com eficiência e resolutividade”, disse.
Em cada visita, a equipe técnica de Ipatinga faz observações e oferece sugestões para a melhoria do fluxo de atendimento, da qualidade e segurança dos pacientes.
Nosso compromisso é com a segurança dos nossos cidadãos. Por isso a visita ocorre sempre em dia de agendamentos. A gente vai com eles e acompanha o serviço prestado, sempre com muito respeito ao município vizinho, ao hospital parceiro e a seus profissionais, que são de alto nível”, disse Elisângela Santana, secretária adjunta de Saúde.
Desde junho de 2023, aproximadamente 1.500 cirurgias eletivas já foram realizadas para os munícipes de Ipatinga, ampliando o acesso à saúde e reduzindo as filas de espera na rede pública.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















