11 de novembro, de 2024 | 17:20

PF prende condenado pelo 8/1 que estava foragido na Argentina

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Moacir José dos Santos foi capturado ao retornar ao BrasilMoacir José dos Santos foi capturado ao retornar ao Brasil

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) informou que prendeu no último sábado (9) um dos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 que estava foragido na Argentina.

Moacir José dos Santos estava foragido desde abril deste ano, mas foi capturado ao retornar ao Brasil. Ele foi preso em Cascavel (PR) e ficará detido na cadeia pública da cidade.

O acusado foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 17 anos de prisão pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.

No mês passado, o ministro Alexandre de Moraes determinou a extradição de investigados pelos atos golpistas que estão foragidos no exterior.

A medida do ministro envolve cerca de 60 brasileiros que fugiram para a Argentina após romperem a tornozeleira eletrônica e o blogueiro Oswaldo Eustáquio, que está na Espanha.

A tramitação dos pedidos de extradição é longa e não há previsão para que os acusados sejam presos e enviados ao Brasil.

Os pedidos de extradição foram feitos ao ministro Alexandre de Moraes pela Polícia Federal. Após a autorização da medida, os processos seguiram para o Ministério da Justiça e o Ministério das Relações Exteriores. Caberá à diplomacia brasileira e ao ministério realizarem os trâmites internacionais do caso.

O STF já condenou mais de 200 envolvidos no 8 de janeiro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Biondo

12 de novembro, 2024 | 11:04

“Infelizmente as pessoas estao se destruindo por causa de política,no final de tudo alguns se beneficiam e se dão bem,enquanto a maioria se lascam.kd os líderes políticos que ele estava apoiando,ou seja,nesse momento ele está sozinho e totalmente lascado.”

Lu Magalhães.

12 de novembro, 2024 | 08:33

“NÃO se iludam... Um foragido da justiça vive em prisão pior..vive numa prisão se grades..deve nem dormir direito..”

Gildázio Garcia Vitor

11 de novembro, 2024 | 19:06

“Mais um lambarizinho. Quando chegaram aos Peixes-bois?!”

Envie seu Comentário