12 de novembro, de 2024 | 08:50
Região Metropolitana do Vale do Aço já teve 394 veículos furtados em 2024
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do AçoEm 2024, a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) já apresentou 394 casos de veículos furtados. O número é referente ao período de janeiro a setembro.
As informações foram apuradas pela reportagem do Diário do Aço por meio de estatísticas de criminalidade divulgadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Observatório de Segurança Pública.
As estatísticas têm como fonte o armazém do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids), que inclui registros de ocorrências feitas pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpos de Bombeiros Militares, Sistema Socioeducativo e Sistema Prisional.
Em Ipatinga, até o nono mês do ano, foram 285 casos de furtos de veículos. Em Coronel Fabriciano, nesse mesmo período, o número de registros foi 57. Logo adiante estão Timóteo (28) e Santana do Paraíso (24).
Ano que passou
Em todo o ano de 2023, foram registradas 560 situações desse tipo de crime na região. Coronel Fabriciano é a única cidade da RMVA que, em 2024, até setembro, já ultrapassou a quantidade de registros do ano que passou. Neste ano, são 57 casos já contabilizados, sendo que no último ano houve 53 casos no total. A diferença já é de cinco crimes cometidos a mais.
Ainda de acordo com os dados abertos governamentais, Ipatinga, em 2023, teve 427 casos. Timóteo, por sua vez, contabilizou 48, e Santana do Paraíso 32.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Josimar
14 de novembro, 2024 | 03:59Das 285 ocorrências em Ipatinga em 2024, quantas se referem a motocicletas? Acredito que sejam maioria.”
Silveira Peças Usadas.
13 de novembro, 2024 | 06:29Fizeram uma lei no país,dizendo que ia acabar com o roubo de veículos. Diziam que a culpa era dos ferros velhos, que compravam os veículos roubados,quase 20 anos depois, o número de veículos roubados só aumentou e o número de desmanches fechados por receptação diminuiu 80%.....o que aconteceu...aconteceu que nunca foi culpa dos ferros velhos..fuderam com os donos de ferros velhos, impondo uma lei absurda, onde é obrigatório ter até câmara filmando o estabelecimento comercial 24hs por dia,invadindo a privacidade do comerciante e de seus funcionários principalmente. Hoje desde o leilão até a compra final da peça o comerciante e humilhado, explorado ,fiscalizado. Enquanto é isso o comércio de peças de origem duvidosa próspera na Internet, enquanto é isso cada oficina mecânica, e cada oficina de lanternagem está como sempre esteve abarrotada de peças de veículos, a qual a origem só Deus sabe..e por aí vai...o que sempre se viu foi donos de lanternagem e oficinas mecanicas nadando em dinheiro como se fosse uma mina de dinheiro...aqui em fabriciano mesmo, um dono de retifica e oficina foi pego com uns 20 motores roubados ,nao ficou um dia preso. Os que trabalham
na honestidade sao poucos e se tem alguma coisa e fruto de anos de trabalho..ta na hora das policiais começar a fiscalizar os verdadeiros receptadores e parar de achar que ferro velho precisa de comprar carro roubado...quando toda semana temos milhares de veículos nos patios a nossa disposição...que variam de 100 a 10.000 uma sucata. e vou falar o número de veículos roubados só vai aumentar...porque não a fiscalização das policiais nesses locais...principalmente nas vendas através da Internet...sem falar que com a tecnologia atual as fábricas de veículos já era pra ,dispor nos veículos sistema de alarme e localização anti furto...tipo uma caixa preta de avião...inviolável e indestrutível...talvez sodalda ao chassi ou no monólogo do veículo.mas deixa quieto...”
Leoncio Simoes
12 de novembro, 2024 | 16:06Tem que mudar o codigo penal, e uma vergonha este pais, is bandidos vivem livres, I a pessoa honesta fica preso em casa,estes pilantras tem mais direitos que nos.vai preso , fica 1,2 dias I e liverado”
Chico
12 de novembro, 2024 | 12:53Emilly, comprar moto e não transferir pro seu nome dá nisso....”
Emilly
12 de novembro, 2024 | 11:04Melhor foi a minha que foi furtada dia 17/10, achada 18/10, até hoje a justiça não liberou minha moto e quem roubou nem dormiu na cadeia e eu precisando trabalhar e correndo risco da minha moto ir pra leilão. Infelizmente a nossa justiça e só para os bandidos”