11 de novembro, de 2024 | 12:00
Curso Intensivo de Autismo é promovido em parceria com clínica em Ipatinga
Professora da rede municipal é distinguida durante o evento como destaque na área da inclusão
A administração de Ipatinga, junto a Clínica Proevoluir, promoveu no fim de semana o 3º Curso Intensivo de Autismo para Pais e Profissionais da rede municipal de ensino. A capacitação foi ofertada aos Assistentes de Educação Especial.Divulgação
Entre os palestrantes, o evento contou com a presença do neuropediatra, Marcone Oliveira, autor de livros e especialista em TEA - Transtorno do Espectro Autista
Entre os palestrantes, o evento contou com a presença do neuropediatra, Marcone Oliveira, autor de livros e especialista em TEA - Transtorno do Espectro Autista
Entre os palestrantes, o evento contou com a presença do neuropediatra, Marcone Oliveira, autor de livros e especialista em TEA - Transtorno do Espectro Autista, e Paulo Messina, vereador do Rio de Janeiro, especialista em Educação Especial e pai de gêmeos autistas.
Em torno de 300 profissionais tiveram a oportunidade de uma imersão no tema constantemente debatido e estudado na saúde e com grandes reflexos na educação.
Os Assistentes de Educação Especial são profissionais atuantes nas escolas, direcionados a assistir as crianças e adolescentes diagnosticados com o transtorno ou deficiência com mobilidade reduzida. Entre os desafios da profissão estão as multiplicidades de comportamento das crianças atípicas, como alterações de humor e agitação no ambiente, que exigem conhecimento e capacidade emocional.
A professora Márcia Maria dos Santos, que trabalha na sala de Atendimento Especializado (AEE), se destacou como referência na rede municipal com um trabalho que gerou bons resultados na Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, no Bethânia. Ela foi premiada no evento com o troféu A Voz da Inclusão. Sinto-me honrada com a homenagem da Secretaria Municipal de Educação e entendo que a busca por conhecimento nessa área precisa ser constante. São crianças com muita capacidade e que precisa ser explorada com sabedoria”, recomendou.
A secretária de educação de Ipatinga, Patrícia Avelar, acentuou que o curso realizado em parceria com a clínica Proevoluir é mais um passo dado pelo município na consolidação do trabalho de inclusão nas escolas. Nos preocupamos em ofertar uma capacitação composta por renomadas autoridades que falam sobre o tema, na intenção de oferecer aos nossos assistentes o máximo de conhecimento, para que haja uma base sólida nas escolas de um trabalho de excelência. Quanto ao troféu concedido, além de ser o reconhecimento pelo trabalho realizado pela professora, espero que seja também um incentivo a novas ações nas escolas na promoção cada vez maior de um ambiente acolhedor e diverso, para que o aluno sinta-se valorizado e respeitado”, disse.
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Rita de Cássia Pereira Amarante
14 de novembro, 2024 | 13:48Venho esclarecer acerca da reclamação feita pelo cidadão que se identifica como "paideautista", que me encontro a disposição para quaisquer esclarecimento referente ao trabalho desenvolvido na sala de recursos da Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves. Informo ainda que não há nenhuma precariedade no atendimento ofertado ao público da educação especial ao qual respeito muito. Explico ainda que pelo grau de necessidade de alguns alunos , há necessidade que ocorra atendimento individualizado. Tenho um cronograma de atendimento fixado na sala que posso disponibiliza-lo a você sem nenhum problema. Sinta-se convidado a nos visitar e conhecer todo o acervo pedagógico e as metodologias que norteiam o trabalho que desenvolvo aqui. Será um prazer compartilhar todas as informações que julgar necessário.”
Professor
11 de novembro, 2024 | 20:34Um curso durante o ano.
Quantos professores estavam presentes?
O Programa de formação continuada deixa muito a desejar. Não há sequer 1 curso para o professor que está na sala regular e onde estão os alunos com necessidades educativas específicas? Na sala regular.
Pedimos socorro!
Não temos apoio da secretaria de educação. Os alunos simplesmente estão na sala de aula. Faltam assistentes. E os que estão na escola não tem formação para tal e ainda dizem que é desvio de função quando é solicitado uma ajuda pedagógica para o aluno. Alunos sem terapias, sem acompanhamento de outros profissionais.
A escola sozinha não faz a inclusão.
Afff. Que inclusão é essa?”
Paideautista
11 de novembro, 2024 | 18:44Parabéns pelos organizadores, uma pena esse curso ter chegado no final do ano letivo. Espero que tenha curso durante todo o ano letivo em 2025.
Não conheço a escola Chirlene no bethania, mas na escola Altina no bairro Iguaçu a situação é bem diferente, alunos autistas sem assistente, a sra que trabalha no AEE vive de atestado e nao colocam ninguém no lugar, e quando vai ainda atende precariamente a poucos alunos.
Já fiz diversas reclamações na secretaria de educação da PMI, mas nada melhora.
Sugiro aos pais que continuem lutando e exigindo o direito dos seus filhos, e registrem todas as reclamações na escola e na ouvidoria da prefeitura.”
Gildázio Garcia Vitor
11 de novembro, 2024 | 15:40Senhora Márcia, mas para chinês ver?! Aí e muita maldade! Com aqueles olhinhos, melhor deixar com os ingleses mesmo.”
Gildázio Garcia Vitor
11 de novembro, 2024 | 15:15Desde o início do ano, quando os grandes meios de comunicação do Brasil começaram a utilizar a expressão "Indústria" do Autismo, passei a acreditar que os verdadeiros defensores da causa TEA deveriam tomar cuidado com aqueles que querem apenas obter vantagens políticas, profissionais ou financeiras utilizando, inclusive de filhos, com o discurso em defesa das pessoas com Autismo.
A Professora Márcia Maria, que foi me apresentada à "distância", pela minha Diretora Elaine, do Deolinda, é minha colega de trabalho na E, M. Chirlene Cristina Pereira. Parabéns Professora Márcia! Deixo, aqui, para ti, estes lindos versos do Grande Poeta Thiago de Mello: "Na fogueira do que faço, por amor me queimo inteiro."”
Márcia
11 de novembro, 2024 | 15:04Se quer qualificar os assistentes de sala ,tem que exigir graduação em educação especial o mínimo de 900 horas,estes mini cursos é para chinês ver.”