10 de novembro, de 2024 | 09:00
IFMG Ipatinga promove III edição da Feira de Ciência e Tecnologia
Matheus ValadaresEntre segunda-feira (11) e quinta-feira (14), o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Ipatinga promove a Semana de Ciência e Tecnologia, que terá como atividades ofertadas palestras, minicursos, entre outras.
No último dia da programação, quinta-feira, também ocorrerá a III edição da Feira de Ciência e Tecnologia, que poderá ser visitada das 8h às 11h30. Segundo informado pela instituição, o evento é aberto ao público, e os inscritos previamente poderão receber certificado de participação.
Neste ano, o evento contará com uma novidade. Os trabalhos mais bem avaliados participarão de uma exposição no Parque Ipanema, no dia 30 de novembro. A ocasião será mais uma oportunidade de os estudantes mostrarem seus projetos para o público.
Além disso, a expectativa é que ao menos dez escolas públicas da região, em especial alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, visitem a feira. Há uma previsão de que mais de 900 visitantes passem pela feira, incluindo, além dos alunos do ensino público regular, estudantes egressos do IFMG, amigos e familiares de estudantes do campus e demais interessados.
Os projetos
Ao todo, são 34 grupos de apresentação dos projetos, constituídos por estudantes dos cursos técnicos integrados em Automação Industrial e Eletrotécnica e da graduação em Engenharia Elétrica do campus.
Os trabalhos, desenvolvidos e apresentados pelos próprios alunos, envolvem necessariamente a produção de algum produto, como protótipos, experimentos, softwares ou aplicativos, não se resumindo apenas à explicação conceitual ou teórica de algum tema. Os grupos estarão dispostos pelos ambientes do campus tanto em salas de aula quanto em ambientes externos no modelo de estandes.
O projeto se mostrou muito importante por relacionar o tripé indissociável - ensino, pesquisa e extensão -, além de possibilitar aos estudantes do campus Ipatinga desenvolverem projetos multidisciplinares de cunho científico, permitindo aos grupos trabalharem em conjunto diversos conteúdos que estudam durante todo o curso. Além disso, o caráter extensionista se dá por meio da apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao público externo e da busca, por parte de alguns trabalhos, de solucionar problemas e questões da sociedade”, informou a instituição por meio de nota.
Um dos projetos elaborados é um protótipo de Indústria 4.0, no qual será simulada uma linha produtiva automatizada. Esse projeto requer conhecimentos de áreas estudadas nas disciplinas de automação industrial, pneumática, máquinas elétricas, elementos de máquinas e tecnologia dos processos industriais.
Os trabalhos feitos pelos alunos do campus contam com o auxílio de professores e demais servidores nos papéis de orientadores dos grupos e avaliadores, além de contar com dois estudantes bolsistas para apoiar os grupos nas atividades diversas (desenho de projetos em software CAD, impressões 3D de peças, apoio para programação de microcontroladores).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]