08 de novembro, de 2024 | 08:50
Chuva intensa deve atingir o Vale do Aço a partir desta sexta-feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou, nesta quinta-feira (7), sobre a possível formação de uma nova zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) para este fim de semana. Os municípios do Vale do Aço estão inclusos no alerta para chuva intensa com perigo potencial, divulgado pelo órgão.
A zona de convergência é um fenômeno meteorológico que provoca grande volume de chuva e tempestade nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, entre o fim da primavera e o verão. Ela é caracterizada por uma faixa de nuvens que se estende desde o Sul da região amazônica passando pela faixa central do país, em direção ao Sul do oceano Atlântico.
Segundo a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, uma área de baixa pressão se forma nas imediações do litoral de Santa Catarina, gerando, a partir desta quinta-feira (8), uma frente fria que irá avançar para o litoral da região Sudeste no fim de semana.
"Isso vai canalizar o transporte de umidade da região amazônica em direção às regiões Centro-Oeste e Sudeste e vai manter bastante chuva na região. Então, a partir desta quinta-feira, a tendência é de muita chuva, principalmente no Triângulo Oeste, Sul e Zona da Mata. Mas para o Vale do Aço, esse sistema começa a avançar mais para o sábado", detalhou.
Monitoramento
Ainda conforme as informações de Anete Fernandes, deve haver a configuração de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul nos próximos dias. A tendência para essa faixa central do estado, incluindo o Vale do Aço, é de sábado e domingo nublados, com chuva a qualquer hora.
"Mas é característica dessa época do ano. A orientação é acompanhar os avisos; caso haja previsão de volume mais expressivo de chuva, novos alertas serão emitidos. A princípio, o volume será normal para esta época do ano, lembrando que as chuvas são bem volumosas entre novembro e janeiro", pontuou Anete.
Orientações
De acordo com as orientações do Inmet, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, quando houver risco de quedas.
Em casa ou em estabelecimentos comerciais, o melhor é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível. Em caso de emergências, o Corpo de Bombeiros Militar local deve ser acionado pelo telefone 193. Para mais informações, o número da Defesa Civil estadual é o 199.
Para receber avisos e alertas sobre riscos de desastres e eventos adversos, basta enviar uma mensagem SMS para o número 40199, com o CEP da área de interesse. No aplicativo WhatsApp, é possível cadastrar o número 61 2034-4611 e enviar um "oi" para o robô de alerta, que automaticamente fornecerá os passos para cadastrar as áreas de interesse ou pesquisar os alertas já vigentes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]