07 de novembro, de 2024 | 11:05

Operação da FICCO-MG combate tráfico de drogas e organização criminosa

Divulgação
Operação das forças de segurança mira ramificação do crime organizado que atua no Leste de Minas, Triângulo Mineiro e em Serra (ES)Operação das forças de segurança mira ramificação do crime organizado que atua no Leste de Minas, Triângulo Mineiro e em Serra (ES)

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/MG) deflagrou nesta quinta-feira (7), a Operação Riparia com o objetivo de combater o tráfico de drogas e organização criminosa. Foram cumpridos 28 mandados de busca (19 em Governador Valadares, três em Serra (ES), três em Uberlândia e três em unidades prisionais, três mandados de prisão temporária (1 em Uberlândia e 2 em Valadares) e sequestro de bens, todos emitidos pelo juízo da 3ª Vara Criminal da Comarca de Governador Valadares.

Conforme a investigação da PF, investigações revelaram que a influência das lideranças criminosas, mesmo após a realização de prisões em flagrante, se mantinha, de forma que quase que imediatamente os detidos eram substituídos.

"É nesse contexto que se mostrou necessária uma intervenção uniforme em trabalho cooperativo entre as forças de segurança pública por meio da Ficco, com o objetivo de reprimir a organização criminosa de forma estruturada. Com o apoio do Ministério Público, medidas cautelares probatórias foram autorizadas judicialmente e, ao fim, o Juízo da 3ª Vara Criminal da Comarca de Governador Valadares deferiu as buscas, prisões e sequestros de bens que foram deflagradas nessa manhã", informa a nota divulgada pela PF.
Divulgação
Investigação apontou que atuação de quadrilha era mantida mesmo com o encarceramento de seus membros Investigação apontou que atuação de quadrilha era mantida mesmo com o encarceramento de seus membros

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico ilícito de drogas e organização criminosa, cujas penas máximas somadas chegam a 23 anos de prisão.

A Ficco/MG é coordenada pela Polícia Federal e composta pelas polícias Civil, Militar e Penal. Sua atuação é de forma descentralizada em todo o estado de Minas Gerais no combate à criminalidade violenta e organizada em cooperação com os órgãos de Segurança Pública estaduais. (Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais)

Divulgação PF
Justiça federal expediu mandados de busca, sequestro de bens e valores, além de prisão de envolvidos Justiça federal expediu mandados de busca, sequestro de bens e valores, além de prisão de envolvidos


Resultado
No fim da operação, foi divulgado na tarde de quinta-feira o balanço das apreensões. Entre os produtos e bens recolhidos estão, aproximadamente 160 quilos de cocaína, maconha e crack, 81 cartuchos intactos de munições de diversos calibres, uma pistola calibre .40, três revólveres calibre .38, seis carregadores de munição para pistolas, 20 telefones celulares, máquina de cartão de crédito, dois veículos, R$ 42.860,42 em espécie. Quatro pessoas foram detidas, dentre elas, duas em Governador Valadares. (Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário