Camara Ipatinga Ouvidoria 728x90

06 de novembro, de 2024 | 17:50

Sábado tem Dia D contra a dengue em Coronel Fabriciano

Divulgação
A maioria dos focos do Aedes está nas residências A maioria dos focos do Aedes está nas residências

O município de Coronel Fabriciano será palco do Dia D de combate ao Aedes aegypti neste sábado (9). A ação começará com uma caminhada às 8h30 pelas ruas do Centro. A mobilização visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A concentração para o evento será no Centro, perto da rotatória do Chiquinho Sorvetes (Antigo Barrilzinho), informou o governo.

Com a chegada do verão e o aumento da chuva, o período entre novembro e maio se torna favorável para a proliferação do Aedes aegypti. Segundo dados da Secretaria de Governança da Saúde, o município registrou 4.427 casos de dengue e 10.521 de chikungunya entre janeiro e outubro deste ano. Os números refletem os casos notificados pelos serviços de saúde do município.

Levantamento Rápido de Índices
Desde o dia 4 de novembro, o governo promove o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que segue até o dia 8. Essa ação identifica as áreas com maior infestação, direcionando as atividades de combate. Segundo Paola Barbosa, veterinária da Secretaria de Governança da Saúde, os bairros com maior índice de infestação receberão mutirões a partir de 22 de novembro. "Vamos entregar sacolas para que os moradores recolham materiais inservíveis que possam acumular água. Além disso, vamos iniciar a aplicação de fumacê nas áreas notificadas e próximas aos córregos", explica.

Outras ações
Durante o período, a administração intensificará as atividades de combate às arboviroses, incluindo palestras de Educação e Saúde em escolas e polos do Programa Mexa-se. No dia 25 de novembro, médicos, enfermeiros e profissionais da Atenção Básica, UPA e Hospital participarão de uma capacitação voltada ao manejo clínico de pacientes com suspeita de arboviroses, visando um atendimento de qualidade e redução de complicações.

Atendimento e prevenção
A rede de saúde de Fabriciano, preparada para atender casos suspeitos, segue os protocolos do Ministério da Saúde. Com 17 Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, a população conta com atendimento próximo de suas residências. Pacientes que apresentem sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas vermelhas devem buscar inicialmente essas unidades. Em casos de agravamento, a UPA 24 Horas e o Hospital Dr. José Maria Morais estarão prontos para o atendimento emergencial.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário