06 de novembro, de 2024 | 16:00
Brasil voltará ter piloto na F1 em 2025: Gabriel Bortoleto
Reprodução Instagram Gabriel Bortoleto
Paulistano Gabriel Bortoleto, de 20 anos, irá pilotar uma Sauber
Paulistano Gabriel Bortoleto, de 20 anos, irá pilotar uma Sauber
Desde a aposentadoria de Felipe Massa, em 2017, o Brasil não tem um piloto competindo a temporada completa no cokpit de um carro de Fórmula 1. Este panorama irá mudar a partir da temporada de 2025. O responsável por esta novidade será o paulistano Gabriel Bortoleto, 20 anos, que irá pilotar uma Sauber, conforme anunciado oficialmente pela escuderia nesta quarta-feira (6). Bortoleto é tratado como uma das grandes promessas de sucesso da categoria.
Em 2020, Pietro Fittipaldi (neto do bi-campeão mundial Emerson Fittipaldi) fez algumas corridas como piloto reserva da Haas.
Troca dos dois pilotos
Ano que vem, após longas negociações, a Sauber optou por mudar os seus dois pilotos. Além de Gabriel Bortoleto, o alemão Nico Hulkenberg, já mais experiente na F1, atualmente na Haas, também correrá pela equipe na próxima temporada. Com isto, os atuais titulares da Sauber, o finlandês Valtteri Bottas e o chinês Guanyu Zhou, deixarão o grid.
Carreira de sucesso
Antes de chegar à Fórmula 1, Bortoleto teve que se destacar no kart e, na sequência da carreira, brilhou na Fórmula 3 e na Fórmula 2, degraus naturais para se chegar ao ápice do automobilismo mundial.
Em 2019, o brasileiro terminou o Campeonato Mundial de Kart na terceira posição, o que despertou grande atenção dos empresários e donos de equipe. No ano seguinte, em 2020, Gabriel iniciou a trajetória nos carros de fórmula.
Com uma nítida evolução a cada temporada, Bortoleto foi campeão da Fórmula 3 no ano passado pela Trident, com 164 pontos. Durante o ano, ele subiu ao pódio seis vezes e conquistou duas vitórias.
Já nesta temporada, Gabriel, da Invicta Racing, lidera a Fórmula 2, com 169,5 pontos. O vice-líder é o argelino Isack Hadjar, da Campos Racing, com 165 pontos.
Como assinou contrato plurianual com a Sauber, Gabriel Bortoleto deixará o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren, uma das equipes mais tradicionais da história da Fórmula 1.
Boas perspectivas
Novidade para 2026: a Sauber vai se transformar em Audi F1 Team. Em março deste ano, os suíços compraram 100% da montadora alemã e prometem muita competitividade na Fórmula 1 em poucos anos.
Antes do anúncio de substituição dos pilotos na próxima temporada, a Sauber rasgou elogios a Bottas e Zhou pelo desempenho nos últimos três anos. O finlandês e o chinês seguirão até a última corrida de 2024 (GP de Abu Dhabi, dia 8 de dezembro).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]